Título Original: La ciénaga
Diretora: Lucrecia Martel
Atores: Mercedes Moran, Graciela Borges, Martin Adjemian, Leonora Balcarce
Ano: 2001
País: Argentina
Quando fui ao cinema ver este filme, na onda de cinema argentino, levei certo choque. Aquilo que eu via ali nada tinha a ver com a leveza e simplicidade do cinema de seus compatriotas. Pouco tinha a ver com qualquer coisa, era um filme estranho, diferente de tudo. Em alguns momentos me pareceu como uma novela mexicana, em outros como um filme de Antonioni (com devida adaptação cultural), ou de Todd Solondz.
A primeira cena é a que fica. Aqueles personagens bêbados na beira da piscina e o som das cadeiras arrastando. Em poucos planos entendemos a podridão do clima vivido por aquela família. A classe média sem querer falar, sem querer pensar, apenas enchendo a cara para passar o tempo.
A cena que coloquei abaixo, no youtube, é muito simbólica do que é o filme para mim. Um diálogo realista, meio truncado, meio incômodo, entre duas irmãs. Aos poucos os jovens vão entrando e dando mais alegria a cena e acabam todos dançando, fazendo com que a mãe, sempre bêbada e na cama, se divertisse.
Como sempre, gosto muito de relações familiares. Este lembra um pouco Festa de Família, no sentido de que todos acabam indo para o sítio, se encontrar. E as relações são nitidamente mais profundas e mais complexas do que podemos ver assim, como observador. As brigas e paixões estão todas ali, nessas relações. Mas o filme é ainda mais merituoso pela forma como nos mostra isso. A montagem e composição de elementos vale uma observação. Há algo sempre incomodando, há sempre um ruído. Seja uma televisão ligada, crianças falando alto ou um personagem cuja presença incomoda.
Pântano é um filme assim, me deixa sempre com uma pulga atrás da orelha. Por isso o adoro.
Torrent: download aqui
Legenda: download aqui
Cena do youtube:
--------------------
Próxima semana:
Violência silenciosa.
próxima semana será a melhor continuação de um filme...de novo?
ResponderExcluir:-))
pois é a melhor continuação de um filme não é "antes do por do sol"?
ResponderExcluirNão! Errei! Será um filme de violência silenciosa. Será um filme duro, ótimo!
ResponderExcluirVou me proteger num bunker só para poder ler o texto na semana que vem...
ResponderExcluirZé Rodrigo
:-)
E dá-lhe cinema argentino, lejos do nosso!!! Que qualidade, nossos hermanos estão muito bem.
ResponderExcluir