Título Original: Eternal Sunshine of a Spotless Mind
Diretor: Michel Gondry
Roteiro: Charlie Kaufman
Atores: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Gerry Robert Byrne
Atores: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Gerry Robert Byrne
Ano: 2004
País: EUA
O Charlie Kaufman, roteirista de Brilho Eterno, tem algo especial, incomum. Seus roteiros contam histórias comuns sob uma diferente perspectiva. Este realismo fantástico, se podemos colocá-lo nesta categoria, sempre me agrada muito. Seja por Kafka, Becket, Kaufman, Araçariguama, Onde Você Vai?, sempre gosto da reflexão cotidiana e realista por meio de uma caricatura um tanto quanto imaginária. É o caso, explícito e autêntico de Brilho Eterno.
A história é simples: um casal que se apaixona. O tempo passa e cansam um do outro. Querem esquecer. Assim, surge o elemento que foge da realidade, a empresa que oferece os serviços de eliminação seletiva de memórias. E é aqui que vem o principal elemento do filme e o de maior impacto visual. O homem que desiste de ter suas memórias apagadas e fica, dentro de sua cabeça, lutando contra aqueles que trabalham do lado de fora, onde ele dorme inconsciente.
Este simples e brilhante ponto de partida faz do filme uma profunda reflexão sobre este tema tão interessante: a memória. Os exercícios da mente, ora apagando pequenos detalhes, ora prendendo o personagem em um espaço cíclico, criam belas imagens, como a cena do casal em uma cama isolada no meio de uma praia, ou de uma casa em destruição.
A direção de Michel Gondry para este argumento é precisa, pois é necessário um maluco imagético como ele para fazer esta incrível concepção visual. E, para ser sincero, todos os elementos são perfeitos. Difícil falar deste filme, pois o casal, Jim Carrey e Kate Winslet estão muito bem, em personagens extremamente bem elaborados e complexos.
Ainda desvalorizado, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é uma obra prima.
Torrent: download aqui
Legenda: download aqui
Cena do youtube:
--------------------
Próxima semana:
As coisas esquisitas do andar sete e meio.
As coisas esquisitas do andar sete e meio.
Kate Winslet ! corrige. Sabe uma coisa legal, agora recebo os comentários do meu blog no meu email yahoo, foi vc que fez isso pra mim?
ResponderExcluirAdoro esse filme e talvez vá trabalhar com esse diretor! fantastique!
bisou
esse "podera também gostar de:" ainda tá muito aleatório.
ResponderExcluirSim, fui eu. Estava indo para o blog coisas da sonia...
ResponderExcluirsobre o poderá gostar também, concordo que está aleatório, mas eu gosto dessa bagaça!
Meninos, ordem na casa!
ResponderExcluirO foco aqui é o filme do brilho e das lembranças.
O dono do bar poderá não gostar que seus clientes tragam assuntos externos ao de seus filmes, é mais ou menos como ir num restaurante levando seu próprio vinho.
Sobre o próximo filme, dele eu poderei gostar, uma vez que, no passado, quando o vi, eu gostei.
:-))
PÊ ÉSSI: Bagaça, o que será isto?
Being John Malkovich!!!!
ResponderExcluircamila fica paquerando o victor no blog
ResponderExcluir