Título Original: Chevolek kino-apparatom
Diretor: Tziga Vertov
Ano: 1929
País: Rússia (União Soviética)
documentário
Um Homem com a Câmera é, acima de tudo, uma grande referência. Um dos primeiros documentários criados com imagens cotidianos e recheados de conteúdos criados a partir da montagem. Muitos depois dele o reproduziram com seus devidos olhares locais e temporais.
O princípio do documentário é simples: Vertov faz um retrato da União Soviética, das pessoas, dos esportes, do trabalho, das ruas e da sociedade. Diferencial é o modo como as imagens são combinadas na montagem, inclusive com um clássico efeito do palácio sucubindo na divisão das imagens. Em outros efeitos, combina imagens diferentes com sobreposições e animações stop motions.
Segundo diferencial importante é a metalinguagem. A câmera e o processo fílmico fazem parte da dramaturgia do enredo. Se há história no retrato de Vertov, é a história de seu processo de criação, da câmera viajando por todos os lugares e pessoas e da montagem.
O famoso Koyanisqaatsi e o mais recente Baraka seguem a mesma linha de documentário, mostrando diversos processos humanos e naturais, através de imagens e trilha apenas, sem intervenções de textos ou entrevistas.
A velocidade da montagem, para 1929 e para os dias de hoje, é de dar inveja aos videoclipes tão ágeis que fomentam mtvs da vida.
Cena do youtube:
---------------------------------
---------------------------------
Próxima semana:
Porque é Bethoven.
Porque é Bethoven.
Não vou falar nada porque não quero ser taxado de chato aqui neste bar...
ResponderExcluirDe qualque modo vi este "trailer" do Vocetubo e gostei muito do que vi.
Não faço idéia do que trata este documentário.
Como voce não diz mais nada sobre estes seus filmes, e eu também não entendo russo, vai ficar difícil estabelecer alguma conclusão mais profunda....coisa que, alias, eu jamais faria mesmo.
:-)))
A música parece ter sido composta pelo pai, ou avô, do Phillip Glass.
:-)))
Voce só estava esperando que eu reclamasse para então postar o texto, né???
ResponderExcluirA parte que eu mais gosto de acompanhar esse blog, é acompanhar os post do zé rodrigo, sem comentário do zé não tem graça!
ResponderExcluirHehehe...
ResponderExcluirMas sem as explicações e interpretações do seu cineasta de plantão este bar não funciona, o chope viria quente e a pizza fria.
:-)))
Sobre este camarada Vertov, vi uma porção de filmetes dele no Vocetubo. Acho que devem ser partes deste filme.
O cara é ótimo!!!
Baixar o Filme - Um Homem Com Uma Câmera [Cheloveks Kinoapparatom] - http://mcaf.ee/bkzh3
ResponderExcluir