Título Original: Les Tripettes de Belleville
Diretor: Sylvain Chomet
Ano: 2003
País: França
Não sei porque tenho tanto apreço pelo mundo azul.
E Bicicletas de Belleville é um desses enaltecedores dessa alma romântica, sofredora, de pneumonias e cirroses. Exagero. É apenas um filme triste.
Mas de perfeita consciência de seus momentos cômicos, construção de personagens caricatos (embora mais próximos da realidade) e excelente timing cinematográfico. Que quero dizer com isso?
Quase sem diálogos, o filme consegue dramatizar uma história simples e bela, sobre um rapaz que não encontrava em nada algo que o animasse a celebrar a vida. Esperava o tempo passar, assim como o trem que com a modernidade chegou a sua janela. A avó, preocupada, lhe deu um piano, que não o entreteu. Lhe deu um cachorro, que logo se entediou junto com o menino. Foi a bicicleta que trouxe algum sentido a vida do menino.
O desenho dos personagens e sua elaboração parecem uma pintura que foi sendo lapidada com o tempo, pois chega a uma apuração de traços incrível. Merecem destaque a avó, baixinha e persistente; os músculos do rapaz; os capangas guarda-costas, que são praticamente dois quadrados; o trio de cantoras; as mulheres gordas americanas e seus maridos ricos; e em especial o excelente garçom, se dobrando aos clientes com devoção. Em resumo, tudo constrói a obra-prima.
Coloco esse filme aqui, no mês de férias, como se fosse uma diversão infantil. E creio realmente que pode ser. O tipo de obra para se ver aos dez anos, aos dezesseis, aos vinte e dois, aos trinta, aos quarenta e cinco, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta e, por que não, aos cento e tantos?
Torrent: download aqui
Legenda: download aqui
Cena do youtube:
--------------------
Próxima semana:
Animações japonesas para encantar a alma.
Animações japonesas para encantar a alma.
Eu gostei, e bastante, deste filme.
ResponderExcluirEi...
Psiu...
Tem alguém ai?
Nunca consegui terminar de ver este filme...por diversas razões. De qualquer forma ele é mto legal....o traço exagerado e a completa falta de diálogos chamam mto a atenção. Vou terminar de ver...espero que desta vez eu consiga.
ResponderExcluir