Continuando minha análise do blog, ia considerar aqui duas parcerias: Alfred Hitchcock - James Stewart e Woody Allen - Diane Keaton.
Todos aparecem três vezes no blog. Pensei, a princípio, que eram os mesmos filmes das parcerias, mas fui surpreendido, já que dois dos filmes da Diane Keaton são, novamente, a sequência Poderoso Chefão. Apenas 1 - Annie Hall - é com o Woody Allen. Se eu tivesse escolhido outros com os dois teríamos uma vencedora isolada de referências, mas preferi Desconstruindo Harry e Zelig, que ela não participa.
Já os filmes da dupla Hitchcock Stewart são, evidentemente, os mesmos. Janela Indiscreta, Vertigo e O Homem Que Sabia Demais. Meus prediletos.
Nada de listas americanas, nada de renomados institutos ou revistas, nada de cahier du cinema, nada de escola cinematográfica. Uma lista de 100 filmes tão única quanto eu mesmo sou, totalmente individual e subjetiva.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Estatísticas - Prediletos
Vou fazer uma série de posts, aos poucos, analisando as estatísticas finais do blog. Hoje verei os atores e diretores com 3 ou mais referências neste blog. Alguns já planejados, outros inesperados.
Aproveito também para recomendar o excelente filme A Separação, filme iraniano em cartaz nos cinemas brasileiros.
Grande ator, que está aqui por conta de três obras primas: os dois primeiros filmes do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão. Naturalmente, tenho preferência por suas atuações dos anos 70. Depois foi ficando mais caricato e nem mesmo Perfume de Mulher justificaria a entrada do filme aqui. Já os que o trazem a este blog são filmes que ele carrega de tal maneira (com exceção do primeiro Godfather), que seria justo dizer que ele é o filme.
Também aqui por conta do Poderoso Chefão, tendo feito também a obra prima Apocalypse Now, temos que esquecer as bobagens em que Coppola se mete. Permite que seu nome seja sujo por vários projetos que visam o lucro, simplesmente. Ou que visem alguma coisa que não compreendo. Mas, mesmo se fizer o pior filme da história, ainda assim não poderá apagar a marca que já deixou. Tendo feito essas três perfeições cinematográficas, pode dormir em paz.
O ator Harvey Keitel é da mesma turma e época do Al Pacino e Coppola, mas demorou mais tempo para se firmar e fazer algumas obras primas. Ao contrário dos dois, foi se firmando com o tempo. Cortina de Fumaça, de 95, é seu retrato mais justo. Os outros filmes que o colocam aqui foram papéis secundários, que nunca se importou em fazer, tanto em Pulp Fiction como em Taxi Driver. É um desses atores que os diretores adoram e o coloca em qualquer projeto, em especial o Scorsese, Tarantino e os irmãos Coen. Mas é mais difícil achar bobagens de interesse financeiro em sua carreira.
por hoje é só, pessoal.
depois continuo a lista.
Assinar:
Postagens (Atom)