terça-feira, 1 de junho de 2010

Junho - Mais Cannes

Calma, ainda não acabou a sessão Cannes. Ainda mais agora, que acaba de terminar o festival deste ano e o filme vencedor parece bem interessante. Um tailandês, com uma fábula poética, pelo que dizem. Eis a lista dos filmes que valerão a pena ver esse ano (no mínimo): aqui.

Entre os mais experimentais, figuram as estrelas do cinema alternativo, como Kiarostami, Juliette Binoche (ganhou o prêmio de atriz) e Javier Bardem (ganhou o de ator).

O selo Palma de Ouro ainda me encantou mais cinco vezes, sendo que neste mês caberão mais quatro e um servirá de gancho para o mês que vem.

Agora os filmes já não são tão badalados e clássicos como os anteriores. Mesmo assim, dos quatro filmes de junho, dois são americanos. Os outros dois são italiano e inglês. Relativamente mais novos, todos tratam de temas pesados, ora com um tom mais bem humorado, ora com tom mais sério.

Entre os diretores, as marcas são claras, com exceção do italiano Nanni Moretti, cujo filme apresentarei na semana que vem e cuja obra não conheço muito bem. Vi apenas dois outros filmes dele, que nada me impressionaram. Já o inglês Mike Leigh e os americanos Gus Van Sant e os irmãos Coen têm moral para perder a mão de vez em quando.

Os filmes falam de morte, de relações familiares complicadas e vão fundo ao destrinchar os ambientes que estudam. A vantagem de falar deles é que são obras-primas, sem dúvida nenhuma.

2 comentários:

  1. Oi Achei que você deu muitas dicas sobre os próximos filmes... eu já sei todos inclusive imagino o 5 do próximo mês que dá gancho...

    outra coisa, cliquei numa publicidade hoje, e vi queos anuncios google, pelo menos são legais, hoje eram todos de escola de teatro!!!

    re vi antes do por do sol!!!
    beijos
    camels

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...