segunda-feira, 28 de junho de 2010

Elefante

Filme: Elefante
Título Original: Elephant
Diretor: Gus Van Sant
Atores: John Robinson, Alex Frost, Nathan Tyson
Ano: 2003
País: Estados Unidos


Três cegos apalpam um elefante para tentar compreendê-lo. Um apalpa a tromba, outro a barriga e outro o rabo. Cada um ao seu modo compreende o animal de maneira diferente. Os três ficam com uma impressão do elefante sem compreender o que ele é em sua completude, algo muito fácil para quem enxerga.


E dizem que daí vem o título do filme, Elefante. Assim sendo entra, sem dúvida, na lista dos melhores títulos de filmes. Pois trata-se de um diretor que procura enxergar o todo através de uma das partes, mas não se cega em definir sua visao como sendo a única verdade.


O assunto é complicado: jovens em uma escola americana que resolvem atirar em colegas e professores e se matarem depois. Fato real que também inspirou o filme de Michael Moore, Tiros em Columbine, e que é bastante recorrente em escolas americanas. Por que? Não faço ideia. Michael Moore tenta explicar, já Gus Vant Sant tenta escutar, observar, analisar.


O filme faz um recorte em alguns dos jovens que ali estudam e permite que eles mostrem suas vidas. A escolha formal acaba sendo natural pelos longos e lindos planos sequencias. As câmeras acompanham os garotos com sensibilidade de lhes permitirem espaço, naturalidade, tempo. Em muitos filmes do Gus Vant Sant há essa liberdade temporal e espacial.


Me agrada o fato do filme não impor sua tese, sua opinião. Não julga ninguém, seja o menino popular ou o nerd (essas divisões que acbam realmente acontecendo nas escolas americanas). O filme é puramente reflexivo. Assim, são os pequenos detalhes que fazem a diferença, um pequeno gesto, uma palavra, um jeito de falar e de olhar.


Vou fazer uma interpretação arriscada de um trecho que particularmente me agrada. Em meio ao desespero na escola, quando a chacina já começou e o filme caminha para seu fim, somos apresentados a um novo personagem que dura apenas uma pequena sequência. Um jovem negro, acompanhado pela câmera, anda calmamente pelos corredores da escola, enquanto todos gritam e correm. Ele tem a postura do herói, que vem para salvar e mudar a história. Mas quando enfim está se aproximando dos matadores é percebido. Recebe um tiro e morre. Fim de sua participação. Aí talvez haja certa ironia, certo humor, de que não há heróis, de que as pessoas realmente morrem por muito pouco.


E fica a pergunta do por que. Por que isso acontece nas escolas americanas?
Como são as outras escolas do mundo? Isto seria um bom tema para os filmes do próximo mês, não?


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui

Cena do Youtube



---------------------------------
Próxima semana:
Escolas são zoológicos interessantes.

9 comentários:

  1. Sempre quis ver este filme. Vou aproveitar sua indicação e conferir. Depois comento...

    Os links do torrent são os do "Segredos e Mentiras".

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da existência deste filme.
    Verei-o !
    :-)
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez eu estou baixando um filme na Internet.
    Nunca fiz isto antes por falta de saco, acho mais fácil pegar o filme na locadora.
    Eu também acho (talvez erradamente) que estes programas introduzem seres estranhos no meu computador e isto não me agrada.
    De qualquer forma o teste está sendo feito. Comecei a baixar ontem, ao redor da meia noite, e hoje pela manhã ainda faltavam mais de 80% para baixar.
    Se continuar deste jeito eu só poderei ver este filme na semana que vem...um verdadeiro elefante branco.
    :-)
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela observação, Bruno. Já corrigi. Aliás, este post veio com vários erros já resolvidos.

    Em relação ao torrent, devo dizer que este não é dos melhores e aqui temos a maior contradição de sua utilização. Pois quanto mais famoso é o filme mais fácil de baixá-lo, pois mais pessoas o tem. No entanto são mais fáceis de encontrar também em locadoras e nos cinemas. Interessante mesmo são os torrent dos filmes mais alternativos, mais impossíveis de encontrar, mesmo em grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio. E estes são também mais lentos de baixar, pois só um ou outro que tem o filme.

    No caso de Elefante, estranhei também a precaridade deste torrent, pois é um filme de certo sucesso e é possível de achá-lo em locadoras. Mas é preciso pensar também nos confins do Brasil. Estes torrents são para eles, para os índios das mais longes comunidades, para o povo do grande sertão mineiro, das altas chapadas deste país.

    Não vou levar em consideração o fato de que também a estes não chega a internet...
    (mas pelas análises do google, há muitos acessos neste blog que vêm de cidades que nunca tinha ouvido falar, mas que recebo seus visitantes com grande carinho)

    ResponderExcluir
  5. O pesado Elefante baixou lá em casa após mais de 14 horas de um vôo turbulento. Depois foi outra lenha para baixar as letrinhas, desta vez não por demora no daunlôudi mas sim por incompetência do operador...eu.
    Finalmente, após o jantar e com a preciosa ajuda da Lúcia, as letrinhas foram corretamente instaladas e parti para a luta naquele colégio de subúrbio norte americano.
    Primeiramente, essa história de ficar seguindo os atores com a camera é interessante uma vez, duas, talvez até tres, mas o filme todo...acaba cansando, principalmente quando quase todos são econômicos ao falar...ai já deve ser coisa de adolescente de classe média americana que só vê a bandeira do seu país a sua frente e acha que Buenos Aires é a capital do Brasil, com índios e cobras circulando livremente pela cidade.
    Achei interessante a sua observação sobre isenção que o filme tem sobre seus personagens, não há um julgamento sobre suas ações.
    Mas, mesmo assim, aqueles dois eram mais "desequilibrados" que o resto da garotada.
    Finalmente, eu gosto desta coisa de fazer um filme aos pedaços, juntando o ontem com o amanhã, o antes e o depois para depois terminar tudo ao mesmo tempo.
    :-)

    ResponderExcluir
  6. Esse filme eh um dos melhores jah feitos!!!!
    Um filme que mostra o quao complexa sao as questoes e caminhos em que podemos seguir...e como tudo a nossa volta contribui para nossa visao de mundo

    ResponderExcluir
  7. Achei genial! De uma forma sutil, quase leve, ele vai enrolando e desenrolando os personagens, numa história que poderia muito bem terminar de uma forma diferente, se não fosse real. E a sequência do negro quase-herói, eu interpretei da mesma forma que você!

    ResponderExcluir
  8. O pior filme que ja vi na minha vida!!!!!!Sen comentarios.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...