quinta-feira, 1 de julho de 2010

Julho - Educação

Com a ideia retirada do último filme de junho, Elefante, elegi quatro filmes para tratar no mês de férias escolares. É um assunto que muito me interessa, a sala de aula e suas relações, a educação e suas grandes complicações.


Me lembra uma questão muito complexa existente nas comunidades judaicas do kibutz, onde as crianças eram educadas sem a presença dos pais. Uma educação igual para todos. Me lembra que educação, em ano de eleição é tema de todo discurso e ponto fundamental para qualquer ideal de país criado pela classe média (eu me incluo). Mas o meu ideal vai longe de apenas alfabetizar a população e mais longe de ter escola para todos. Meu ideal inclui uma educação cultural, que traz valores de cidadania, respeito, coexistencia e corelação. Uma educação que faça compreender o mundo interconectado, que seja mais filosófica e menos vestibularística, que seja mais orgânica (essa palavra é muito da moda).


Enfim, na minha lista estavam ali, além de Elefante, um último filme vencedor de Cannes, para completar os dez que tinha prometido, um belíssimo filme chines e dois documentários. Enfim começa a aparecer este gênero que é muito desconsiderado mas que muito me agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...