segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Gabinete do Dr. Caligari


Filme: O Gabinete do Dr. Caligari
Título Original: Das Cabinet des Dr. Caligari
Diretor: Robert Wiene
Ator: Werner Krauss
Ano: 1920
País: Alemanha




O expressionismo alemão foi uma época incrível do cinema mudo. O cinema ainda não tinha uma forma dominante, a força do cinema americano não fazia, ainda, com que outras cinematografia se tornassem alternativas. Os alemães assistiram aos filmes do expressionismo como a expressão dominante daquela época. Não iam contra a corrente, apenas pegaram um caminho distinto, muito interessante (e sombrio, também).

Algumas características tornam o expressionismo marcante: a luz, sombra e as formas dos cenários. Muito antes de Tim Burton, eles criavam um mundo a parte, que penetrava no imaginário alemão, com lendas locais e histórias sombrias. Os mais interessantes, em minha opinião, são Nosferatu e O Gabinete do Dr. Caligari. (inclusive valeria uma refilmagem, ou releitura)

Espécie de Frankenstein, ou O Médico e o Monstro, Dr. Caligari é um místico que chama a atenção com suas previsões macabras que se realizam. Durante a noite, Cesare, um sonâmbulo controlado por hipnose pelo Caligari, realiza suas previsões.

Mas o mais impressionante são os incríveis cenários deste filme. Destaque para a casa do Dr. Caligari, uma pequena casa distorcida. Por sua aparência externa, mais parece uma casa de bonecas, que nada cabe ali dentro. Mas pouco importa este realismo, que obviamente não é considerado. Parece que você está entrando dentro de um mundo criado por Dali, ou mesmo Picasso, com as formas cubistas. Cada cenário é merecedor de atenção e pode-se perceber referências a eles em muitos filmes que vemos hoje em dia.

Por isso, é um filme muito importante de se ver para quem gosta de cinema. E indispensável para quem faz cinema.


Torrent: Download aqui


(no youtube, trailer de uma versão interessante, com trilha e montagem não originais)


--------------------
Semana que vem:
Bom, vamos embora, o jantar estava ótimo. Ah, não, melhor ficarmos mais um pouco.

4 comentários:

  1. Esse filme é um marco p todos apaixonados por Fotografia como eu! Me lembrou as aulas do Plácido! Abs Tavinho.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou o placido e a alucinação que era fazer um filme expressionista... todo mundo fazia e ficavam incriveis...
    camels

    ResponderExcluir
  3. Victor. Vou tentar, mas o filme é muuuuito devagar e pb e velho e tudo isso que dificulta assisti-lo.

    Beijo, gostei da ideia das dicas.

    ResponderExcluir
  4. Se você gosta dos temas de magia, hipnose e ilusão recomendo que você vê, é uma série da HBO O Hipnotizador, que saiu recentemente. Eu realmente gostei de seu post, é interessante saber sobre estas questões.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...