Título Original: Bronenosets Potyomkin
Diretor: Sergei Eisenstein
Ano: 1925
País: Russia
Qualquer pessoa que saiba quem é Eisenstein verá este post com certo preconceito, cerrará os olhos, esticará os lábios e pensará: "algum dia eu vejo esse aí".
Mas qualquer pessoa que gosta de montagem, precisa agradecer ao construtivismo russo, a formação ideogrâmica de conceitos a partir da contraposição ou união de imagens.
E qualquer pessoa que filme uma escadaria estará fazendo uma referência involuntário à cena da escadaria de Odessa, em Encoraçado Potemkin.
Quando o cinema ainda era novo e muito se experimentava, o mundo menos globalizado, os filmes americanos ainda conquistando seu mercado interno e não determinando os padrões universais, era uma época em que a montagem era a grande arte dentro de um filme. Por mais que técnicas semelhantes fossem utilizadas para que os fotogramas criassem a impressão do movimento, os russos trabalhavam outras questões. Pouco importava à Eisenstein o realismo e a continuidade das ações de seus filmes, e sim as sensações que transmitiam.
Encouraçado Potemkin tem tese clara a defender, ao retratar uma revolta de marinheiros maltratados e oprimidos e toda a tentativa de calar a voz do povo. Não esconde que quer passar a sensação de inconformismo com as injustiças e desigualdades e a grande repreensão à liberdade de expressão, efeito que depois vira contra o feiticeiro (na União Soviética stalinista). E a todo momento exalta o poder do coletivo colaborando por um objetivo comum.
No entanto, analisando com maior distância da forte impressão que este filme me causou na faculdade, é possível compreendê-lo com uma estrutura bem semelhante do cinema clássico, com apresentação, conflitos e clímax - que é a cena da escadaria (não a toa cultuada, porque é uma cena do caralho, com o perdão da palavra).
Torrent: download aqui
(Não tenho certeza quanto a confiabilidade desta versão - tudo parecia bem até que uma bandeira levantada na haste está colorida de vermelho. Esquisito.)
Legenda em inglês: download aqui
(não achei em português e essa ainda precisa de ajuste de alguns segundos para sincar certinho, se alguém tiver melhores links, me passem)
---------------
Semana que vem:
Sofrimento por coisas tão simples da vida, como balões, peixes ou bicicletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário