quinta-feira, 1 de abril de 2010

Abril - Quatro Clássicos

É necessária a calma. Para acompanhar o blog e os filmes que mais gosto, é preciso que se conheça a base, aqueles filmes que alguns vão considerar mais chatos, no entanto necessários. Este é um mês de se conhecer esses clássicos.

Quatro formas diferentes de se pensar cinema, quando o tempo era de se pensar cinema. Hoje, segue-se regras, modelos, mesmo que alternativos. Quando se foge do main stream se deseja Cannes. E é fácil de reparar que os vencedores mais recentes de Cannes, ou os melhores filmes presentes em festivais seguem uma linha alternativa. Que, aliás, gosto muito.

Mas houve um tempo em que os rumos do cinema eram artisticamente definidos. Que um acreditava no formato surrealista, outro no construtivista, expressionista, realista (os quatro presentes neste mês) e ainda havia os mágicos, os criadores da linguagem clássica, os loucos e os gênios.

Quando arte passa a ser entretenimento, todo este conceito acaba sendo relativizado.
Mas isso é outra história.

A cada segunda-feira de abril, um clássico que me influenciou e que influenciou muitos dos outros filmes desta lista, de tal forma que se tornam imprescindíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...