segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Grande Ditador

Filme: O Grande Ditador
Título Original: The Great Dictator
Diretor: Charles Chaplin
Atores: Charles Chaplin, Jack Oakie
Ano:1940
País: EUA



Muitos já falaram sobre este filme e suas maravilhas. O primeiro filme falado de Chaplin, as excelentes ironias de Hinkel e Napaloni, no lugar de Hitler e Mussolini e a coragem de um filme feito em uma época, para seu tempo, sobre seu tempo. Duro tempo.

As cenas incríveis de Hynkel dançando com seu globo, a excelente disputa fútil entre os dois ditadores, as cenas mais chaplinanianas do barbeiro judeu. Enfim, inútil eu ir por esse caminho.

Tenho a impressão que este filme foi feito a partir de um discurso imaginário de Chaplin. (cena do youtube) Coincidentemente, seu companheiro de bigode foi o tal do ditador alemão.  Só os dois são lembrados por esse bigode, quase impossível de se ver nas ruas, hoje em dia. Chaplin pode ter sonhado com o dia em que, por uma coincidência inexplicável, o tomassem pelo ditador e, ao invés das palavras de ódio, ele pudesse expressar amor. Fico imaginando que o resto do filme surgiu daí.

Assim o filme se justifica, com o barbeiro judeu sendo confundido com o ditador Hynkel, líder da Tomania. E sem saber o que dizer, faz um discurso cheio de uma boa vontade de ajudar o próximo, de unir os povos, de celebrar a igualdade. Mais tarde Chaplin seria acusado de comunista e perseguido por isso. Com certeza há nesse discurso motivo suficiente para esta acusação. "Let us all unite", assim termina seu discurso.

Ora perseguido por crenças religiosas, ora políticas. A reflexão que assistir o filme hoje em dia nos trás é de que, infelizmente, pouco evoluímos nesses últimos dez mil anos. Nos forçamos a enxergar bondade e justiça em um mundo cruel que criamos, para que consigamos dormir sem grande peso na consciência.

Mas quando questionamos profundamente para onde estamos indo, e se estamos sendo bem sucedidos, percebemos que ainda seguimos a lógica de dar dois passos atrás para dar um a frente. O que nos coloca muitos passos atrás do próprio início.

Outro dia, vendo uma palestra do Ladislau Dowbor, gostei muito de uma análise que ele fez. Disse que, em visita a uma dessas lojas de construção, reparou que há uma enorme variedade de opções para tampas de privada. De todos os formatos, materiais e cores. Atividade relativamente prosaica, comentou. No entanto, para tantos outros trabalhos essenciais, como alfabetização, prevenção de saúde, etc, estamos defasados. Sua conclusão é que temos um problema de organização social. A minha conclusão é que, em uma bifurcação há muito já deixada para trás, escolhemos o caminha das tampas de privada.





Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Ditador maestro.

3 comentários:

  1. Eu sabia que esse filme estaria aqui!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Charlie Chaplin! Sei que já é clichêzão mas eu assisti Tempos Modernos e quero muito ver O Grande Ditador!
    =1

    ResponderExcluir
  3. Não conheço este Dowbor mas ele repete uma piadinha que já é muito antiga. Acredito tenham rido na hora que ele fez este comentário.
    Enfim, se sua visão se concretizar, nós seremos todos tragados pelo Big Bang muito em breve.
    E o Chaplin...? Ah, ele é uma gracinha.
    :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...