Em maio selecionei alguns filmes que tem a centralidade de uma figura dominadora, seja ditador, mafioso, líder de guerra ou mesmo um sistema dominador. Muitos filmes trazem este tipo de figura, porque muitas vezes nós, humanos, incitamos a existência deles.
Recentemente vimos a luta contra ditadores pré-históricos do mundo árabe. No entanto, os mais difíceis de combater são aqueles que não tem figura própria. Ou seja, não são uma pessoa ou um governo, mas um poder mais subjetivo. As repreensões de sistemas, de morais e de costumes são alguns exemplos.
Outro ponto interessante de nossa espécie, na observância social dela, é a necessidade que temos de líderes. E a existência natural deles em pequenos grupos. Em qualquer momento de crise surgem esses traços, dos líderes, dos rebeldes, dos indiferentes, dos neuróticos, dos apaziguadores, etc.
maravilha o seu blog
ResponderExcluirestou voltando a assistir filmes, andava bem preguiçosa, desde que as salas de cinema se mudaram pros shoppings...
estou assistindo filmes lindos e revendo outros que vi há anos atrás.
só estou me atrapalhando com as legendas, algumas não são sincronizadas...
ainda fiz uma publicidade do seu blog no facebook
parabéns pelas boas escolhas!
Valéria Cavalcanti
Legal Valéria!
ResponderExcluirEssa coisa de legendas é meio complicado mesmo, mas se você me disser quais que você tem tido problemas posso tentar resolver...
ainda não consegui assistir Close-up, a legenda tá fora do tempo...uma pena...
ResponderExcluir"aguardo orientações"...
um abraço,
valéria