segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ensaio de Orquestra

Filme: Ensaio de Orquestra
Título Original: Prova d'orchestra
Diretor: Federico Fellini
Ator: Balduin Baas
Ano:1978
País: Itália



Costumo ser um grande entusiasta de filmes que conseguem ser brilhantes com muito pouco. Não precisam de efeitos especiais estrondosos, nem mesmo de belas paisagens. Na verdade, são filmes onde a imagem é menos importante, espécie de teatros filmados, filmes feitos em uma locação.

Há em filmes deste estilo uma dificuldade maior de cativar o espectador. No entanto, há também espaço para maiores analogias e reflexões. Parece não haver relação lógica, mas eu explico. Em geral, esses filmes, como é o caso de Ensaio de Orquestra, se torna universal por analogia representativa. Ou seja, em um pequeno grupo de músicos e maestro vemos o mundo. Mais, vemos muitos mundos, vemos quantos mundos quisermos.

Em um estilo de falso documentário, Fellini apresenta seus personagens como se fossem os próprios instrumentos, os entrevistando. Cada um apaixonado por seu pequeno quadrado, crendo ser sempre o seu o mais importante, o que lidera, o que comanda. Não enxergam a orquestra. O maestro aparece como ponto de conflito, querendo reger sob rígida batuta.

A orquestra se revolta, expulsa o maestro, os jovens com ânimos exaltados, os mais velhos sem saber o que fazer. Torna-se rapidamente uma zona de ninguém, comandados pelo metrônomo ou cada um por si? Rapidamente os conflitos se espalham entre todos e a falta de organização gera o caos. O maestro espera pacientemente e, quando já estão perdidos, calados por uma bola gigante que invade a sala, os músicos voltam os olhos para seu antigo líder, esperando por uma caminho. Ele se levanta e volta a regê-los como antes, mas com mais poder e legitimidade.

Este breve resumo permite muitas analogias históricas e isso que deixa o filme mais interessante. O maestro pode ser Napoleão, que foi tirado de seu trono de imperador e pouco tempo depois, com a baderna francesa, foi eleito novamente pelo povo. Ou a orquestra pode ser a Alemanha que, desesperada, olha para uma liderança que os coloque na linha. Ou o comunismo, que não conseguiu se organizar coletivamente, dependendo de um líder.

Permitindo muitas interpretações, o filme é ainda perfeito porque, tratando-se de um filme de Fellini, os personagens são excelentes, com suas expressões fortes e verdadeiras, com seus pequenos trejeitos, com seus traços exagerados e reais ao mesmo tempo. Eles falam com a câmera, falam sobre música e sobre suas vidas. O filme é perfeito pois é grandioso e ao mesmo tempo íntimo, é único e ao mesmo tempo universal.

Pouco se fala desta obra prima de Fellini, injustamente. Portanto veja e compartilhe.




Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Debaixo da terra.

3 comentários:

  1. Eu passava esse filme no curso de Administração que ministrava aula. É um ótimo exemplo, apesar de ser um pouquinho cansativo para os alunos no final.

    Abração,


    jP Vergueiro

    ResponderExcluir
  2. O ensaio já acabou e nada aconteceu...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...