segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pro Dia Nascer Feliz

Filme: Pro Dia Nascer Feliz
Título Original: Idem
Diretor: João Jardim
Ano: 2005
País:Brasil
Documentário


Para finalizar a temática da educação, no mês de julho, nada melhor do que este incrível panorama da educação e do pensamento de jovens brasileiros.

Escolhendo alguns pontos estratégicos, de todos os tipos sociais e culturais, o filme entra e sai de diversos mundos e personagens que vivem uma mesma realidade: os conflitos de uma determinada idade.

De norte a sul do país, de escolas públicas tão pobres como a de Nenhum a Menos até escolas da alta classe paulistana, vemos alguns recortes feito pelo diretor com olhar atento e grandes pérolas que aparecem no caminho, como se fossem coisas naturais da vida. A que mais impressiona, sem sombra de dúvidas é uma garota brilhante de uma escola muito pobre do sertão nordestino, que recita textos de criação própria, belíssimos, pelos quais foi castigada, pois os professores não quiseram crer serem realmente seus. (deixei no youtube parte do filme com a participação desta garota)

O modo de falar carrega a cultura local e suas particularidades de tribo. Basta comparar aí a escola periférica do Rio de Janeiro e a de alta classe paulistana. Com leve ironia, aliás, mostra as garotas de classe média alta preocupadas com questões que não fazem absoluto sentido, dadas as outras realidades que nos foram mostradas. No entanto, creio eu, que há nesta aspiração do filme uma moralidade de certa forma injusta, pois, ao criar este mosaico tão rico e tão diverso, vale toda e qualquer manifestação. Mas talvez o problema seja, na verdade, o meu julgamento inevitável.

O que é essencial do aprendizado que se tira desta pequena obra prima é que há beleza em tudo e em todos. Os documentários brasileiros, aliás, tendem a seguir esta linha muito interessante, de encontrar beleza nas formigas, em uma esquina, em um poste mal cuidado, em uma garota desesperada, no seu caminhar, em todo e qualquer ser humano, no modo como morrem e no jeito indescritível de como olham o mundo.



Torrent: download aqui
(vai demorar pois tem poucos seeders...)


Cena do youtube:


---------------------------------
Próxima semana:
A verdade ou a mentira em um mundo de verdades ou mentiras, na vida do homem verdade. Ou do homem mentira?

4 comentários:

  1. Acho este filme admirável tanto pela forma como pelo conteudo. Trata de um tema delicado principalmente por enfocar jovens de realidades tão diferentes geografica e socialmente. Podia facilmente cair na pieguice ou no ideologismo. Mas, consegue superar o obstáculo com maestria. A garota do sertão é uma personagem maravilhosa, ela é até meio feinha na primeira cena, mas na última cena ela já é linda. Um filme imperdível.

    Sergio Fisch

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar deste filme, o que não é nenhuma novidade em função do meu "vastíssimo" conhecimento cinematográfico, mas, após ler o sério comentário do Sério Fisch acima, me sinto fortemente impulsionado para não perder o imperdível.
    :-)) :-))
    Volto para cá depois de ve-lo.

    ResponderExcluir
  3. prefiro ve o filme do pelé

    ResponderExcluir
  4. Pro Dia Nascer Feliz - completo
    http://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...