domingo, 1 de agosto de 2010

Agosto - A película do Real

O "real" será o tema dos próximos meses, desde agosto até outubro. Após os últimos dois documentários do mês de julho, passearemos por estes temas.

Neste primeiro mês, que chamei de "A película do Real", os filmes são de temas políticos e sociais e passam sempre muito perto da relação da mídia, do cinema, da TV, dos reality shows com a sociedade. Isto não significa que serão apenas filmes pesados e documentais. Dentro deste tema abrangente, encontrei filmes muito diversos. Uma excelente comédia, um clássico do cinema, um documentário canadense e dois documentários brasileiros.

Minha proposta é que a reflexão de agosto traga ao final do mês um amplo repertório político de como funciona a sociedade e qual o papel da mídia neste processo. Mas é sempre bom lembrar como funcionou o meu processo de escolha de temas. Da forma como está indo, pode parecer que escolhi os temas e os filmes a partir deles. Mas foi o inverso. Antes fiz a lista e depois os separei por temáticas interessantes, tentando criar uma linha de evolução, começando por filmes mais clássicos, premiados, conhecidos e aos poucos ir intorduzindo alguns mais inusitados. Introduzi a educação no tema dos premiados e depois o documentário no tema da educação. E agora discutirei o real, o irreal e o mais que real...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...