segunda-feira, 25 de abril de 2011

Felicidade

Filme: Felicidade
Título Original: Happiness
Diretor: Todd Solondz
Atores: Philpp Seymour Hoffman, Jane Adams, Dylan Baker, Ben Gazzara
Ano: 2001
País: EUA





Muitas das reflexões que faço na vida, especialmente na relação da sociedade com seus humanóides, mais explícito ainda no estilo de vida americano, está dito aqui. Tudo que posso dizer sobre isso, melhor dito por Todd Solondz.

 Em primeiro lugar, ele é irônico. Em segundo, ele usa humor negro. Em terceiro, ele diz, como Caetano: "de perto ninguém é normal". Felicidade! Brinca com seu título, contrapondo o que diz, sendo, no entanto, muito mais radical que Cartola, quando fez sua música "Alegria": "Alegria, era o que faltava em mim..."

A primeira personagem, chamada Joy (alegria), introduz o filme em uma cena terrivelmente brilhante. Essa atriz Jane Adams, aliás, tende a ser chamada para personagens desse tipo, meio deprês, mal sucedidas, com dificuldades em relacionamentos, um pouco esquisita. Faz papel semelhante na série "House" e no filme "Pecados Íntimos". É interessante contrapormos Felicidade a este último filme. Ambos tratam de uma mesma temática, embora um usa um espelho para reflexão, enquanto o outro usa uma cruz.

Ambos falam dessas intimidades duras, que ninguém gosta de ver, que muitos preferem usar peneiras com óculos e, no entanto, são disfarçadas nas aparências. Ambos tratam da pedofilia. E ambos tem uma trama multiplot (muitas histórias paralelas). Mas, admitindo que gostei bastante da minha analogia com o espelho e a cruz, aqui revelo o primeiro grande mérito de "Felicidade": não usar desta moral cristã como juiz, que é o que faz "Pecados Íntimos".

Enquanto Todd Solondz nos mostra a dura (talvez a mais dura já vista?) conversa do pai pedófilo com seu filho, em uma tentativa de se compreender, Todd Field mostra seu pedófilo mergulhando na piscina, de forma caricata, com um grande óculos de mergulho, para ver as crianças nadando. Os leitores do livro original que inspirou este filme repelem a cena passada para o cinema. Eu, particularmente, não li.

E assim se revela essa rede de intimidades infelizes, não necessariamente pecadoras. São relações de solitários, de insatisfeitos, de desencaixados, em uma sociedade que os esquece, os apaga e, em especial, incentiva o fingimento de que são (ou somos) felizes.

Por último, vale lembrar mais uma participação memorável de um dos meus atores prediletos: Phllip Seymour Hoffman.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Hynkel e Napaloni.

3 comentários:

  1. Qual é a mágica? Agora são 00:41, portanto a segunda feira acabou de acontecer aqui e ai são 5 horas na frente.
    Voce não ficou acordado até às 05:41 para postar...
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. A mágica se chama "programado em...", em opções de postagem. Não sabia dessa? Na verdade não é mágica, é só um truque...

    ResponderExcluir
  3. Mudando o filme um pouquinho, anteontem eu (ou)vi uma trilha sonora sensacional. Foi num filme do Scorcese chamado Bons Companheiros.
    O filme também é muito bom, mas a trilha...!!!
    Tem Gimme Shelter, e qualquer coisa que tenha Gimme Shelter é boa.
    :-)))

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...