segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Santiago

Filme: Santiago
Título Original: Idem
Diretor: João Moreira Salles
Ano: 2007
País: Brasil

documentário


Quando comentei Jogo de Cena, do Coutinho, havia dito que 2007 foi o ano que mudou o documentário nacional. Santiago é a segunda razão para tal. João Moreira Salles, que considera Coutinho como mestre e produz os documentários e projetos dele, também faz suas obras primas.

Santiago era um projeto de documentário abandonado, filmado em 1992, sobre uma figura muito interessante, que era o mordomo da família Salles, Santiago. Por si só já seria suficiente para um bom documentário, desses que investigam um bom personagem, caricato e engraçado, perdido no tempo. Santiago tinha peculiaridades muito interessantes, como o fato de ser um aficcionado pela linhagens de famílias nobres e conhecer todas as histórias, fofocas e boatos que rondavam essas famílias.

Mas não era suficiente para ser um tesão. Salles sabia disso e teve que esperar sua própria maturidade para encontrar nos negativos abandonados a sua própria história e uma auto-reflexão. Resumindo, deixou o filme com toque pessoal. Colocou uma narração em primeira pessoa (na voz de seu irmão), explorou as pontas do negativo, onde estava a sua relação com o personagem e explicitou referências: musicais, Ozu e Bethoven.

Não sei se eu teria coragem de fazer o que ele fez, pois as cenas que ouvimos os diálogos do mordomo com seu patrão nos dão certa angústia e desgosto pelo diretor, que maltrata e menospreza seu mordomo. Mas ele faz questão de mostrar suas fraquezas e, de certa forma, pedir perdão por não conseguir transpor a relação patrão-empregado para uma relação documentarista-objeto.

Talvez aí eu veja uma interferência de Coutinho na vida de Salles. Creio eu, de forma muito subjetiva, que Coutinho ensionou-o a gostar das pessoas, a se encantar com todo e qualquer personagem, a colocar as pessoas no pedestal mais alto da hierarquia documental.

E além de tudo isso (!), que fotografia linda! (do Walter Carvalho) Que montagem precisa! E ouvi dizer que este nosso pequeno gênio do cinema, não sei porque, cansou de brincar com a sétima arte e não tem novos projetos. Faço um apelo para que o João Moreira Salles não nos deixe na mão...



Torrent: download aqui
(não encontrei torrent deste filme, mas este blog para onde leva este link tem a possibilidade de baixar o mesmo em duas partes)



Cena do youtube (trailer):


---------------------------------
Próxima semana:
Uma conversa, uma outra visão.

9 comentários:

  1. Volta João !!! "...Volta para os seios de sua amada! (...)"
    Lindo filme, lindo texto!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de terminar de ver o filme.
    E estou aqui pensativa..."a vida é uma grande tragédia?"
    "Sim" é a resposta sábia, que vai me fazer ficar pensando sobre redenção e resignação, pelas próximas horas...
    Gostei muito de você ter colocado o filme aqui. Há anos queria assisti-lo e não lembrava dele. Obrigada por me recordar!
    E parabéns pelo texto...

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi este filme e não pretendo ir a Espanha, mas estou indo a caminho dele.

    Já fui na casa do filme, um palácio da arquitetura moderna. Hoje é ocupada pelO IMS - Instituto Moreira Salles, que realiza boas exposições e tem um cinema (inconfortavel). Um bom programa para a próxima vinda ao Rio.
    :-))

    ResponderExcluir
  4. O próximo da fila se passa numa ilha que as vezes não é ilha?

    ResponderExcluir
  5. Sim!
    Muito coerente com o filme, este conceito sem conceito. Assim como o cachimbo que não é cachimbo.

    Você foi bem nessa! A dica era meio genérica, mas como já falei deste filme no outro blog e você assistiu outro dia...

    ResponderExcluir
  6. Sim, assisti outro dia por dois motivos:

    Um - Um amigo mais velho havia me emprestado o DVD já havia algum tempo dizendo que eu tinha de ver o filme.

    Dois - Um amigo mais novo, voce, escreveu sobre o filme e disse que tinha sido um marco na sua vida.

    Assim, não havia a menor possibilidade de não ve-lo!!!

    :-)

    ResponderExcluir
  7. filme nervoso, diretor chato. tive pena do mordomo, achei o deslocado, solitario. nao gostei
    paulinha

    ResponderExcluir
  8. Como não, Paulinha?!

    o diretor é chato. concordo. mas ele é foda, por se revelar como chato, se asssumir como tal. ele admite que não conseguia montar o filme, pois não tinha realmente se aberto a seu personagem, e sim queria utiliza-lo como objeto para um significado maior.

    creio que aprendeu a ama-lo com o Coutinho. e por isso aceitou se humilhar. isso é muito foda!

    ResponderExcluir
  9. JMS fez um filme inspirador, belíssimo e perturbador. Acho que Santiago é o melhor documentário do cinema brasileiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...