segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Homem com a Câmera

Filme: O Homem com a Camera
Título Original: Chevolek kino-apparatom
Diretor: Tziga Vertov
Ano: 1929
País: Rússia (União Soviética)

documentário


Um Homem com a Câmera é, acima de tudo, uma grande referência. Um dos primeiros documentários criados com imagens cotidianos e recheados de conteúdos criados a partir da montagem. Muitos depois dele o reproduziram com seus devidos olhares locais e temporais.

O princípio do documentário é simples: Vertov faz um retrato da União Soviética, das pessoas, dos esportes, do trabalho, das ruas e da sociedade. Diferencial é o modo como as imagens são combinadas na montagem, inclusive com um clássico efeito do palácio sucubindo na divisão das imagens. Em outros efeitos, combina imagens diferentes com sobreposições e animações stop motions.

Segundo diferencial importante é a metalinguagem. A câmera e o processo fílmico fazem parte da dramaturgia do enredo. Se há história no retrato de Vertov, é a história de seu processo de criação, da câmera viajando por todos os lugares e pessoas e da montagem.

O famoso Koyanisqaatsi e o mais recente Baraka seguem a mesma linha de documentário, mostrando diversos processos humanos e naturais, através de imagens e trilha apenas, sem intervenções de textos ou entrevistas.

A velocidade da montagem, para 1929 e para os dias de hoje, é de dar inveja aos videoclipes tão ágeis que fomentam mtvs da vida.

Enfim, excelente como estudo histórico e analítico. Talvez não seja o mais atraente dos filmes, mas é sem dúvida uma obra prima do cinema.





Torrent: download aqui




Cena do youtube:





---------------------------------
Próxima semana:
Porque é Bethoven.

5 comentários:

  1. Não vou falar nada porque não quero ser taxado de chato aqui neste bar...



    De qualque modo vi este "trailer" do Vocetubo e gostei muito do que vi.
    Não faço idéia do que trata este documentário.
    Como voce não diz mais nada sobre estes seus filmes, e eu também não entendo russo, vai ficar difícil estabelecer alguma conclusão mais profunda....coisa que, alias, eu jamais faria mesmo.
    :-)))

    A música parece ter sido composta pelo pai, ou avô, do Phillip Glass.
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. Voce só estava esperando que eu reclamasse para então postar o texto, né???

    ResponderExcluir
  3. A parte que eu mais gosto de acompanhar esse blog, é acompanhar os post do zé rodrigo, sem comentário do zé não tem graça!

    ResponderExcluir
  4. Hehehe...
    Mas sem as explicações e interpretações do seu cineasta de plantão este bar não funciona, o chope viria quente e a pizza fria.
    :-)))

    Sobre este camarada Vertov, vi uma porção de filmetes dele no Vocetubo. Acho que devem ser partes deste filme.
    O cara é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  5. Baixar o Filme - Um Homem Com Uma Câmera [Cheloveks Kinoapparatom] - http://mcaf.ee/bkzh3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...