segunda-feira, 12 de julho de 2010

Nenhum a Menos


Filme: Nenhum a Menos
Título Original: Yi ge dou bu neng shao
Diretor: Zhang Yimou
Atores: Minzhi Wei
Ano: 1999
País: China



Uma história pode ser contada de diversas maneiras. Esta, que trata essencialmente da perseverança de uma professora substituta, poderia ser recontada pela disney com muita tranquilidade. Com treze anos, se torna substituta em uma escola muito pobre do campo chinês, pois não havia mais ninguém para dar aulas no lugar do professor oficial.

Ele reluta em aceitar deixar seus alunos com uma garota que mal saiu do ensino primário, mas acaba aceitando, deixando apenas um pedido, que ela não perdesse nenhum aluno, já que a turma estava ficando cada vez mais escassa. Mas com um roteiro que poderia descambar para um filme da disney, Nenhum a Menos é sensível, delicado, brilhante e não deixa de ser emocionante. Faço apenas uma ressalva para um texto final que conta o destino final dos personagens, totalmente desnecessário.

Ao perder um dos alunos, a professora começa uma peregrinação para recuperá-lo. Neste caminho, muito podemos absorver como aprendizado interessante, seja sobre o modo de vida rural da China ou pelo modo interessante de pensar de seu povo. As crianças aprendem canções que exaltam as belezas e forças do país e de seus comandantes. Há os conflitos de uma vila pequena, sem verba para a escola, na qual eles têm que economizar o giz. A necessidade de recursos para pequenas melhorias, uma água, uma caneta, um sapato, são muito recorrentes em filmes desta natureza. O descaso que a nova professora tem com o giz faz com que uma das alunas, chefe da sala, quase da mesma idade da professora, escreva um texto que é lido em voz alta por um dos garotos, a contra-gosto da menina, que forma uma das cenas mais belas do filme.
Os meninos, aliás, apesar de orientais - o que os poderia colocá-los como semelhantes - são de grande expressividade. E no cinema são sempre os mais agitados que recebem a atenção. O sapeca da turma, que mais apronta, é também o que vai à cidade trabalhar para ajudar a família. É atrás dele que parte a professora. Coloco na cena do youtube trecho do filme, falado em chinês, para que se compreenda o espírito do filme.

Este mês, com o tema de educação, será muito interessante para que se tenha uma visão muito diversa de como funcionam as escolas do mundo. Como é importante o background cultural para se compreender determinada cultura. Claro que o cinema traz visões e não verdades, o que é sempre necessário deixar evidente, mas são ótimos objetos para estudo da história.


Torrent: download aqui
(já vem legenda em português de Portugal)
Legenda: download aqui


Cena do youtube:




---------------------------------
Próxima semana:
Elle est mon ... copine.

3 comentários:

  1. Este filme é muito bom, daqueles que se pode ver de novo sem sentir o tempo passar.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei este filme e tenho vontade de assisti-lo novamente muitas vezes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...