segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dodeskaden


Filme: Dodeskaden
Título Original: Dô desu ka den
Diretores: Akira Kurosawa
Atores: Yoshitaka Zushi, Kin Sugai, Toshiyuki Tonomura
Ano: 1970
País: Japão


Dodeskaden é um recorte do mundo feito por Kurosawa. Nas pequenas coisas vemos o universo. E um pequeno grupo de pessoas, em uma pequena comunidade, como uma aldeia indígena, ou a vila do Chaves, está o mundo inteiro.

Os personagens de Dodeskaden não saem do pequeno cenário desenhado para eles, ora realista, ora lúdico. São todos humildes, bebem muito sake e têm suas manias e loucuras.

Dois dos loucos chamam a atenção. Um deles percorre o filme todo andando como se fosse o maquinista de um trem, repetindo a palavra "dodeskaden". O outro, que vive dentro de um carro com seu filho, vive imaginando sua casa ideal, em uma montanha.

Um filme digno para terminar este blog com muita categoria. Ele carrega uma leveza que se torna descompassada em alguns momentos. Há temas muito pesados e tristes, mas o clima do filme é sempre de bom humor. Uma clara consciência de cores nos liberta dos temas mais densos. E os personagens, mais caricatos, passam pelas dificuldades sem grandes pesares.

Aqui termina este blog, com lições de vida orientais. Com um enorme caminho a trilhar que, embora triste, pobre e injusto, pode ter belezas para encontrarmos sem querer nas pequenas coisas. À leveza e à simplicidade. Amém.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui


Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Não tem próxima semana.

11 comentários:

  1. Aahhh... uma pena o blog acabar!
    A parte boa é que o registro de todos os filmes e das resenhas feitas vai ficar disponível, o que já é uma enorme contribuição!!
    Então agora o projeto é lançar um blog sobre compostagem e horta doméstica??
    Um grande beijo da prima!

    ResponderExcluir
  2. Ótima proposta Maíra! Me animo mais, no momento. Tenho já um ótimo projeto para a TV nesta linha. Vamos ver se vinga...

    ResponderExcluir
  3. Gde Victor!
    Estou muito triste com o fim do blog. Estava acostumado a conhecer um filme novo, mesmo que apenas pela leitura, toda semana. Alguns eu já tinha assistido, outros eu agradeço a indicação e muitos eu ainda verei (estou ainda em dívida).
    Fiquei muito feliz com a sua realização. Não foi uma tarefa fácil, eu imagino, mas acho que vc deve ter aprendido bastante com o projeto, assim como os leitores do blog. Os textos são ótimos e mostram seu amor, dedicação e compromisso com a arte.
    Gostaria que o blog se transformasse em um livro (já pensou nisso?)...ou que você seguisse adiante com suas resenhas...quem sabe virar um crítico (vida boa hein?).
    Acho que é isso...fico triste pelo fim, mas feliz com o resultado. Obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, Dodeskaden é um grande filme E o vi pela primeira vez na adolescência , na Lliberdade e com minha irmã Ana . Já o revi várias vezes e assim sinto ser este blog que ora termina. Para ser lido e relido por muitas vezes. Mas vou sentir uma enorme saudade toda segunda. É um gosto de pão fresquinho saindo q faz a rotina do dia, da semana, ser amável e gostosa. Espero q vc crie rapidamente algo tão particular e sensível como esta sua lista de 100 filmes!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um gran finale - Dodeskaden!
    Confesso que havia me esquecido deste filme...mas isto não é nenhum demérito para o filme pois eu regularmente esqueço o nome do filme que estou vendo.
    A palavra título é o próprio trem, marcando seu ritmo de trilho para trilho.
    Me lembro de ter gostado bastante deste filme, talvez tenha sido o meu primeiro Kurosawa.......esquecido :-)
    Bom, a lista está aqui isto é ótimo.
    Não saiu do forno todas as segundas de forma rotineira com dizem as mães corujas mas isto não importa.
    Independente dos atrasos e de seus seus motivos, a lista está aqui, pronta, com 100 opções sem pressa, 100 viagens sem passaportes.
    :-))

    PS - E agora???

    ResponderExcluir
  6. Bom, ainda tem aqueles que eu fiquei devendo não é?
    Talvez seja uma boa para as próximas semanas... Asas do Desejo já faz mais de um ano que está aí sem comentários...
    Outubro de 2011 também foi um mês difícil, que fiquei devendo algumas impressões.

    ResponderExcluir
  7. É isso ai: Acertar todos os atrasados. Existem quantos mais além do Asas do Desejo?
    Assim voce dá uma ordem no bar antes de mudar o cardápio.
    :-))

    ResponderExcluir
  8. Ainda tenho o hábito de abrir essa página toda segunda, esperando postagens novas. Um hábito frustrante, por sinal.

    ResponderExcluir
  9. Eu já estava mais acostumado a abri-la a partir das quartas, quiçá quintas, uma vez que o jovem dublê de autor deste blog e cineasta obedecia regras astronômicas diferentes das do calendário gregoriano...
    :-))

    ResponderExcluir
  10. E, pelo visto, ainda estamos habituados a abrir essa página na esperança de um novo texto, seja sobre um novo filme ou sobre aqueles que nosso autor deixou passar.

    ResponderExcluir
  11. O som do silêncio.
    Este é um bom nome para uma música...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...