segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Butch Cassidy


Filme: Butch Cassidy
Título Original: Butch Cassidy and the Sundance Kid
Diretor: George Roy Hill
Atores: Paul Newman, Robert Redford, Catherine Ross
Ano: 1969
País: EUA



George Roy Hill fez dois grandes filmes: Golpe de Mestre, um filme de golpe e Butch Cassidy, um filme de bandido, por assim dizer. Mas sua dupla de atores ficou muito mais marcante do que seu nome. Paul Newman e Robert Redford são brilhantes e seguram com tranqüilidade os dois filmes.

Butch Cassidy e Sundance Kid foram criminosos reais, que se tornaram lendários, no fim do século 19. De certa forma lembram um pouco o nosso Lampião e seu bando. Bandidos que tem o carinho da população e se tornam lendas vivas.

O filme tem a leveza e o bom humor necessários para se tornar uma grande obra, daquelas que podemos rever muitas vezes sem nos cansar. A famosa cena com a música "Rain Drops"se perpetuou no cinema.

Gosto muito quando a dupla é perseguida por um policial durão pelo deserto de rochas americano. A perseguição leva muito tempo, mas não é algo emocionante. Pelo contrário, estão sempre a distância, mas sempre lá, mantendo o mesmo ritmo. Até que a dupla fica encurralada em um penhasco, na cena do youtube abaixo, que revela a essência do filme. O bom humor em um momento de tensão.

O final, quando estão na Bolívia, também é excepcional. Se fosse no cinema atual, com certeza teriam abusado da habilidade da dupla, fazendo umas vinte seqüências do filme. Vai lá Paul Newman e Robert Redford, façam graça e entretenham nosso público.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui


Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Angústia francesa.

5 comentários:

  1. Primo, desculpa fazer esse comentário no Butch Cassidy, já que não está relacionado...
    Mas estando aqui no velho mundo, me dá uma vontade enooorme de assistir filmes de época. Tens alguma sugestão de filme da velha França??
    Aliás, vc vai se aposentar quando postar o 100°? Vou dar uma dica: continua postando! Ninguém vai contar!! :P Ou então, coloca mais um zero depois do 100... hehe... aí vai ter assunto pro resto da vida!
    Adoro o seu blog e faço a maior propaganda dele. As pessoas que eu indiquei adoraram!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Po, Maíra, muito obrigado. Eu já usei essa estratégia que ninguém está contando para chegar mais rápido no fim... hehehe

    Eu te recomendo muito a leitura de um livro que li quando estava aí: Olympia, que fala de uma época de Paris, dos impressionistas. Incrível. Você já leu um texto meu de impressões da França?
    http://dotempoeoutros.blogspot.com/

    não conheço muitos filmes de época da frança, no entanto... só os nouvelle vaugue... godard, truffaut, resnais... vou ver se penso em algo.

    ResponderExcluir
  3. os filmes franceses deste blog, já em retrospectiva (ainda tem o da semana que vem):
    http://100melhoresfilmes.blogspot.com/search/label/pa%C3%ADs%3A%20Fran%C3%A7a

    ResponderExcluir
  4. Voce é uma caixa de surpresas mesmo.
    Agora me tira do seu chapéu estes dois seres fantásticos do cinema americano...
    Mais cinema entretenimento impossível.
    Eu adorei ver este filme todas as 17 (ou 19) vezes que vi, mas isto não é nada de mais porque sou tiete do Paul Newman, que foi um bom piloto de carros de corridas, e do Robert Redford também, até em obras tipo Proposta Indecente Indecente.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas, primo!
    Vou olhar todo o material com calma e procurar o livro (em inglês, pelo menos)!!
    Se eventualmente lembrar de mais algum, dá um toque!
    Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...