segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Arca Russa


Filme: Arca Russa
Título Original: Russkiy Kovcheg
Diretor: Alexandr Sukurov
Atores: Sergei Dontsov, Mariya Kuznetsova
Ano: 2002
País: Russia


Arca Russa é um desses filmes que são feitos para serem apreciados como uma obra de arte. Não se trata de um entretenimento e, portanto, a análise do ponto de vista do gosto do espectador não interessa. Ou seja, pouco importa se agrada ou não ao público.

Ao entrar no cinema (mais um filme que vi na mostra do Cakoff), não sabia muito o que esperar. Tinha ouvido falar pouco do filme, mas muito bem. E a mostra fazia uma homenagem a Sukurov, trazendo vários de seus filmes e o convidando para assinar o cartaz do festival. Ele desenhou algumas árvores ao vento. Um belo cartaz. Ali embarquei na obra.

A primeira impressão é a angústia da falta de corte, pois o filme se passa inteiro em um plano sequência. Como estamos acostumados ao corte, nos é aflitivo não poder contar com ele. A segunda aflição é entender muito pouco das referências históricas trazidas pelo filme, pois ele faz um panorama da história russa, viajando no tempo enquanto passeia pelas salas do museu Hermitage.

Mas ao fim da viagem, a sensação é incrível. Acompanhamos uma espécie de sonho de um personagem que viaja por esse museu, passando por diversos eventos e conversando com um guia também livre para perambular entre os cômodos.

Ao mesmo tempo em que faz essa viagem em um ritmo lento, ao estilo de seu mestre Tarkovsky, e nos traz diversas referências de época, sua produção é altamente contemporânea. Abusa dos recursos que hoje em dia ficam cada vez mais acessíveis. Filma em digital, o que chega a ser um erro de linguagem, e realiza o sonho de Hitchcock (quando quis fazer Festim Diabólico em um plano sequencia, mas tinha que cortar algumas vezes, pois os rolos de película nunca chegaram a duas horas).

E realiza este sonho com perfeição e ousadia. Envolve centenas de atores, coreografias, danças de salão, figurinos de época. Na maravilhosa sequência final (video abaixo), todos descem uma escada após a dança. Realmente parece que entramos naquele mundo.

Eu fui ver o filme sozinho e não tinha com quem compartilhar minhas sensações. Mas os outro espectadores (alguns acordando), também não tinham muitas palavras para dizer. Apenas algumas bocas abertas de admiração. Mesmo aqueles que não gostaram, que acharam o filme chato, admitiram sua beleza. Obra prima.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Planos sequências divididos em telas.

4 comentários:

  1. Assumo que abandonei Arca Russa depois de (sofridos) 40 minutos exatamente pelos motivos que você citou acima! Mas adorei o que li e resolvi dar outra chance ao filme - agora em época de férias fica mais fácil, não?
    =)

    ResponderExcluir
  2. Acho que vale!
    Infelizmente ele é um desses filmes que, na minha opinião, valem uma sala de cinema, por suas imagens grandiosas. Assista e volte aqui para opinar!

    ResponderExcluir
  3. Minha cota de filmes que podem ser vistos apenas por sua beleza plástica se esgotou esse ano com aquela coisa pretenciosa intitulada de "Árvore da Vida".
    :-)))
    :-))))))
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o ano está acabando.
    Já prepare Arca Russa para assistir em janeiro.

    Mas não se compara, também não gosto dessa árvore aí.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...