segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gente da Sicília

Filme: Gente da Sicília
Título Original: Sicilia!
Diretores: Danièle Huillet e Jean-Marie Straut 
Atores: Gianni Buscarino, Angela Nugara
Ano: 1999
País: Itália



De certa forma, por um princípio de sua sinopse, Gente da Sicília lembra o famoso Cinema Paradiso. Ambos tratam de um filho que retorna a uma terra esquecida da Itália, ao encontro de sua mãe e seu passado. Mas esteticamente nada tem de semelhantes.

Este filme é um desses difíceis de tragar pelo público em geral, pois não deve ser entendido como entretimento. Trata-se de uma obra de arte, a ser apreciada como quadros, que são. Uma sequência deles, parados, longos. Um museu no qual os diretores definiram o tempo de apreciação de cada um de seus enquadramentos.

Embora a estética possa fazer referência ao neo-realismo, com uma fotografia preto e branca, locações e não atores, os diálogos tem um tempo pouco naturalista, que gera um estranhamento. Cada um fala em seu turno, aguarda sua vez e desembucha um diálogo longo. De certa forma, me lembra o grande filme português "Aquele Querido Mês de Agosto".

E mesmo com essa forma explícita, que ignora o naturalismo, a realidade está ali, muito presente. Como se os personagens interpretassem a si próprios e o filme fosse um documentário dessa ficção.

Assisti esse filme em uma Mostra Internacional (que começa logo mais em São Paulo, dia 21 de outubro), e me marcou profundamente. Um proposta que não vi nunca mais, mas que muito me agrada.


Torrent: download aqu
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Brasil num cinema que não existiu.

3 comentários:

  1. Minha sobrinha Maria fez um Blog sobre filmes também. Ela é filha da minha irmã e irmã da Rafaela, todas conhecidas de seu pai.
    http://despindoproducoes.blogspot.com/
    Dê uma volta por lá quando tiver tempo :-)))

    ResponderExcluir
  2. Essa semana não tem?

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, aguarde mais um pouco porque as postagens semanais saem do forno sempre às segundas feiras. As vezes atrasam um pouquinho para as terças, quartas, quintas ou sextas...
    :-)))

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...