segunda-feira, 11 de julho de 2011

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Filme: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Título Original: Annie Hall
Diretor: Woody Allen
Atores: Woody Allen, Diane Keaton
Ano: 1977
País: EUA


Filme manifesto woddyalleniano. Começa com seu monólogo e segue em reflexões de sua relação com Annie Hall, mais uma das mulheres neuróticas deste blog. Brilhante personagem e brilhante Diane Keaton!

Os filmes do Woody Allen se misturam na minha memória. Algo que já percebi ser comum entre os amantes de suas obras. Nunca sabemos a qual filme pertence determinada piada, pois todos eles tem características muito semelhantes. Inclusive por seu protagonista, em geral o próprio urbanoide neurótico judeu Woody Allen.

No entanto, ao lembrar dos melhores momentos, todos estão aqui, em Annie Hall. A cena em que os dois conversam enquanto legendas revelam seus subtextos; a cena na fila do cinema, na qual ele chama o McLuham para participar do diálogo; o menino que diz que tem ímpetos de dirigir na contra-mão; e os constantes diálogos com a câmera.

Em seu monólogo inicial, após reflexão filosófica ele revela que está tendo problemas com Annie. Muito significativo, pois já posicionam as brigas cotidianas de um casal exatamente na mesma constante das reflexões universais. No filme, faz o inverso: nos revela suas visões de mundo ao relatar os altos e baixos de suas relações. 

A personagem de Annie é incrível. Dessas mulheres loucas que nós nos apaixonamos. Desde o primeiro encontro, aquele jeito sem jeito de mostrar interesse. Devo admitir que ela me lembra muito a Camila, minha mulher. E eu sou o próprio Woody Allen quando ela recebe um convite para uma festa, com esses tipos meio malas, e eu digo "que pena que nós marcamos aquela coisa, não é?". Ela me olha desanimada. Poderia dar mais alguns exemplos, mas acho que a intimidade demasiada com o leitor poderia interferir em nossa relação. Então vamos deixar por isso mesmo.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:

http://youtu.be/qLblwVUEHyw

--------------------
Próxima semana:
Peter Sellers multi-faceta.

2 comentários:

  1. É complicado falar de cineasta favorito. Sempre tem aquele que fez "o" filme mas, ai a gente lembra do outro....Fellini, Hitchcock, Kurosawa, Copolla e ai vai. Mas, eu posso dizer que Woody Allen é o cineasta da minha vida, que me acompanha desde a adolescencia com Bananas e Um Assaltante bem Trapalhão até a semana passada com Meia Noite em Paris, uma linda mensagem de amor a Paris, como Manhattan foi a Nova York. Mas, Annie Hall para mim é "o" filme do Woody Allen com todas as caricutas, diálogos e sacadas geniais de seu cinema. Fora a fotografia, a caracterização dos personagens, tudo. Assino embaixo deste filme e deste cineasta.
    PS: não deixem de ver Meia Noite em Paris. Quem ama Paris vai amar.
    Sergio Fisch

    ResponderExcluir
  2. Não tenho um filme favorito ou um cineasta favorito, ou até mesmo um ator ou uma atriz favorita. Eventualmente um filme pode sair do cinema junto comigo, mas normalmente eles ficam lá na tela quando a sessão acaba. Woody Allen é um nome meio misterioso, acho que conheço a mesma quantidade de pessoas que gostam dele quanto as que não gostam. Eu faço parte do time que gosta, mas também acho que é muito fácil acha-lo um chato (como ator). Este filme foi um daqueles que ficou no cinema após seu término. Já o Meia Noite foi comigo para o bar, me fez companhia por algum tempo.
    :-) Zé Rodrigo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...