segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mony Python Em Busca do Cálice Sagrado

Filme: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
Título Original: Monty Python and the Holy Grail
Diretor: Terry Gilliam, Terry Jones
Atores: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Palin
Ano: 1975
País: EUA



Embora eu considere A Vida de Brian a obra prima do grupo Monty Python, Em Busca do Cálice Sagrado pode ser considero o filme mais memorável deles. Único na história do cinema, Monty Python conseguiu criar um forte grupo cômico que se tornou uma referência muito copiada, mas nunca alcançada.

Seu terceiro filme já não me agrada da mesma forma, O Sentido da Vida. Ele tem piadas desconexas e não consegue criar uma narrativa contínua. São piadas jogadas. Já a seqüência de piadas deste filme, menos conexas do que A Vida de Brian, encontra uma narrativa interessante.

Mais uma vez, é daquele tipo de filme que cada um tem sua piada favorita, desde os diálogos surreais até o coelho assassino.  A minha, que coloquei no youtube, abaixo, é uma que passa um pouco despercebida e que não é muito falada. Não a toa foi difícil de achar alguém que a tivesse postado.

Trata-se de uma piada de montagem. Dois guardas, na porta de um castelo, avistam a chegada de um cavaleiro ao longe. Vemos ele vindo, distante, com uma música de ação. Voltamos a tranqüilidade dos guardas. E quando revemos a chegada do cavaleiro, ele está no mesmo ponto anterior. Nesse jogo de plano e contra-plano, o cavaleiro não se aproxima nunca. De repente, inesperadamente, ele chega e invade o castelo, deixando os guardas sem reação. Genial.

Eles usam uma linguagem cinematográfica já muito explorada, que é a montagem paralela, e subvertem seu uso. No corte de um plano ao outro, temos sempre a sensação de que o cavaleiro distante é aquilo que enxergam os guardas. A sua chegada repentina mostra que, mais do que a real visão deles, foram enganados pela montagem paralela.

Talvez por serem britânicos, talvez por terem vivido uma época de humor absurdo, talvez porque viram as referência certas, no tempo certo, tenho a sensação de que as coincidências do acaso juntaram essas pessoas de uma forma como será muito raro que aconteça novamente. Infelizmente, creio que não verei outro Monty Python nesta vida.





Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
O que será, será.

4 comentários:

  1. Eu gostei deste filme quando vi pela primeira vez e, não sei porque, gostei menos na segunda vez. Adoro o humor fino e irônico destes ingleses (e de outros também) mas o grupo MP as vezes cansa um pouco. Prefiro coisas do tipo "Um Peixe Chamado Wanda". A cena que voce escolheu é hilária, mas confesso que não entendi o que é montagem paralela. Na minha visão, o gaiato que bolou esta cena fez exatamente o que a gente viu. Repetiu a cena do invasor chegando até que de repente ele chega e derruba o sonso do guarda.
    Me lembra uma outra cena de outro filme, desta vez o antigo MASH. Uns caras estão no alto de uma colina aguardando um helicóptero enquanto escutam seu barulho, mas todos estão olhando para um lado e de repente o tal helicóptero chega pelo outro lado, por trás deles.
    :-)
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Na montagem paralela, o corte indica uma ação que está ocorrendo paralelamente a outra. Os guardas esperam enquanto o invasor chega... não sei se ficou mais claro ou mais confuso.

    MASH é realmente incrível! Já Um Peixe Chamado Wanda eu não assisti... mas é da mesma turminha do Monty Python, não é?

    ResponderExcluir
  3. Montagem paralela deveria ter uma ação que só se encontrasse com outra no infinito...
    :-)

    Sim, Wanda é da turminha do Monty Python, daquele hilariante John Cleese.
    :-)) ZR

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti este filmes esses dias, achei ele bem engraçado.

    A cena talvez seja meio sem graça ou obvia demais, mas a que eu mais dei risada foi na serie de diálogos que termina com: "Vejam a violęncia do sistema!"

    Ri bastante quando ele disse "Somos uma cooperativa anarco-sindicalista" =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...