segunda-feira, 4 de julho de 2011

E Aí Meu Irmão, Cadê Você?

Filme: E Aí Meu Irmão, Cadê Você?
Título Original: O Brother Where Art Thou?
Diretor: Joel Coen (irmãos Coen)
Atores: George Clooney, John Torturro, Tim Blake Nelson, John Goodman, Holly Hunter
Ano: 2000
País: EUA


Os irmãos Coen são ótimos criadores de fábulas. Seus personagens exagerados, caricatos, em meio a situações que, em geral, remetem ao gênero "comédia de erros", criam uma atmosfera idílica, na qual podemos embarcar ou não.

Alguns casos resultam em obras primas. Outros, poucos, são filmes menores. Mas, em geral, eles conseguem utilizar clichês para um humor requintado. Neste caso, eles afirmaram, já que ninguém mais fez a relação, que sua fábula era inspirada na Odisseia, de Homero, creditado como co-roteirista.

O trio principal, de três excelentes atores, escapa da prisão e estão atrás de um suposto tesouro. Com o pé na estrada, conhecem novos personagens e novos obstáculos. Aos poucos se cria uma imagem do velho Mississipi e aquela região americana, mais racista e caipira. Em suma, um road movie.

A trilha sonora é maravilhosa, nesse estilo country antigo. Muito se baseia em velhas lendas e culturas locais. O sotaque, o estilo do velho negro americano (já serei acusado de racismo por não usar o afro-americano?), os políticos mais interessados em votos, a ingenuidade do povo, as exigências da mulher.

Entra aqui este filme porque eu simplesmente adoro todas as cenas deste filme. Me delicio em todos os momentos, com todos os personagens, em todos os "12 trabalhos", com todas as piadas sutis. E, como sempre acontece nos filmes dos Coen, os pequenos detalhes dos personagens me encantam. Suas pequenas manias e tiques são o que os tornam tão caricatos e ao mesmo tempo tão verdadeiros.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
Diretor neurótico.

3 comentários:

  1. Não acredito que bem esse filme não tem comentário. Bom, vou inaugurar então! :)

    Sempre temos nossos diretores preferidos, com quem nos identificamos, e à quem invejamos pois, se nós tivéssemos feito o filme, teríamos feito como eles fizeram.

    Eu acho que sinto isso com os irmãos Coen. Talvez por várias razões: a vontade de ser "irmãos Fisch"? A identificação com os personagens? A adoração de seu humor sútil? A admiração da parte artística do filme?

    Muitas coisas me fazem idolatrar esses dois, e talvez, a principal delas seja o fato de eu gostar de quase todos os filmes deles. Ou de todos os filmes que eu vi. É, acho que é isso.

    E aí me aparece esse ladinho delicioso deles que adora zoar os estadunidenses (tipo em "Arizona Nunca Mais", "Queime Depois de Ler", "Um Homem Sério" e que, ao mesmo tempo, parodia outras histórias tão ou mais fantásticas que as suas. E aí eles escolhem atores que eu gosto e eu gosto mais ainda dos atores porque eles sempre fazem os filmes dos Coen. E tudo entra em uma sinergia maravilhosa.

    Esse filme é demais. Clooney (que eu adoro talvez por 'culpa' dos Coen) está brilhante. Turturro distoa. E o conjunto da obra é muito bom. Não tem como não gostar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana você que viu o filme, poderia me dizer alguma parte de um trecho racista e comentar pra eu por no meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo.
    Já que a Ana não responde, eu dou algumas opiniões.

    Na própria cena do Youtube há uma clara abordagem racista (ou melhor, abordagem dos personagens, não do filme), na qual o político faz parte de "certa organização". Está se referindo a Ku Klux Klan, que é mostrada na cena anterior, em uma dessas reuniões de rituais esquisitíssimos.

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...