segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dr. Fantástico

Filme: Dr. Fantástico
Título Original: Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Diretor: Stanley Kubrick
Atores: Peter Sellers, George C. Scott
Ano: 1964
País: EUA


Reza a lenda que o Stanley Kubrick, no set de Dr. Fantástico, sentava em uma cadeira distante e deixava Peter Sellers trabalhar. Sentava longe para poder rir bastante sem atrapalhar seu ator, que desempenhou três papéis diferentes: o presidente dos EUA, um oficial burocrático e o Dr. Fantástico (ou Dr. Estranho Amor, em uma tradução literal).

Kubrick não costumava fazer comédias. Até por isso entregou na mão de seu ator genial a condução do humor do filme. No entanto, me agrada o tom deste humor, diferente dos que comumente vemos por aí. Uma comédia com teor político, com sátiras e ironias que incomodam a tal ponto de ter uma tela inicial, colocada pelo governo americano, esclarecendo que os personagens são fictícios e que, jamais, o exército estados unidense faria tais atrocidades.

Em meio a guerra fria, Kubrick faz uma piada de humor negro. Talvez, hoje em dia, no mundo chato politicamente correto, tais piadas fossem mal interpretadas e o seu diretor jogado na fogueira. Mas não há melhor forma de explorar este tema do que fez esse filme. Ele revela uma situação kafkaniana, na qual os sistemas automáticos de defesa permitem que um general louco ordene um ataque à Russia. 

Muito próximo do fim da vida na terra, Kubrick revela as vaidades e mesquinhez existentes na individualidade dos homens. As ligações do presidente americano ao russo são memoráveis. Há também a cena na qual o general americano e o embaixador russo brigam na sala da guerra e o presidente tem que dar uma bronca neles: "Vocês não podem brigar aqui! Esta é a sala da guerra!". Ironiza as teorias de conspiração, em uma ótima cena de Peter Sellers como o oficial burocrático com o general louco. E neste mesmo papel há a cena abaixo, no youtube, simplesmente genial.

Mas a grande atração do filme é a participação (infelizmente um pouco pequena) do Dr. Fantástico. Participante do governo americano, como líder em experimentos de guerra, este personagem é simplesmente incrível, para se sentar e assistir. Quando enfim é chamado pelo presidente para falar, ele rouba a cena enquanto todos o observam em silêncio. O modo como ele sorri falando, o modo como sua mente não controla seus impulsos nazistas, o modo como ele faz seu último discurso, um plano de sobrevivência para o fim do mundo... simplesmente genial.




Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
Um monty de piadas aglomeradas...

2 comentários:

  1. Eu assisti esse filme faz poucos dias, e ele é simplesmente genial, Stanley Kubrick como sempre dirigiu de forma magistral, como nas filmagens no avião onde a câmera se mexia levemente afim de dar verossimilhança ao movimento.

    Eu também senti um pouco de falta do Dr. Fantástico, tendo a sua cena somente no final.

    Aliás ótima cena que você resolveu postar. "...vai ter de responder à empresa da Coca-Cola." foi uma das melhores partes do filme.

    ResponderExcluir
  2. De fato!

    Escolhi essa cena porque ela não é daquelas que ficam tão marcantes, como o discurso do Dr. Fantástico no final.

    É uma piada meio pastelão kafkaniano, pois o cara está tentando ligar para o presidente, não aceitam chamada a cobrar... e o comentário da máquina de coca-cola é impagável...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...