segunda-feira, 4 de abril de 2011

Magnólia

Filme: Magnólia
Título Original: Magnolia
Diretor: Paul Thomas Anderson
Atores: Julianne Moore, Phlip Seymour Hoffman, Tom Cruise, John C. Reilly, William H. Macy, Phillip Baker Hall, Jason Robards
Ano: 1999
País: EUA


Magnólia é um daqueles filmes que me marcaram desde seu primeiro instante de existência. Assistir no cinema foi, para mim, experiência semelhante a primeira vez que assisti Uma Mulher é Uma Mulher e Dogville.

A primeira sequência, memorável, está na cena do youtube abaixo. Faz uma introdução, para falar dos acasos e coincidências da vida, com um formato surpreendente. O narrador conta os fatos rapidamentes, casos destes que chamamos de "bizarros". Isso cria um forte impacto no espectador que não está esperando aquela explosão de imagens e fatos e vozes e reflexões e pensamentos. Depois a coisa vai com mais calma.

Um a um, os personagens são introduzidos com seu tempo e espaço. Trata-se de um filme com muitos "plots" (tramas), difíceis de serem conduzidos com habilidade. A previsão do tempo dita o ritmo, que vai prevendo uma chuva cada vez mais intensa. Até que chega a gloriosa e brilhante chuva de sapos.

Há muitas referências bíblicas e muitos detalhes dentro do filme para aqueles que gostam de encontrar as agulhas no palheiro. Não me interesso muito por elas. A chuva de sapo tem uma importância muito maior para mim, do que as pragas enviadas por deus ou algo do gênero. Trata-se de uma quebra de realidade reflexiva com uso de elementos absurdos. Mais uma vez volto a esse tema que me atrai. Os sapos, caindo aos montes por todos aqueles personagens, vem em um momento ápice de introspecção. Depois, a redenção.

As relações falsas, a realidade rasa, a fuga da verdade e, em especial, a mentira como todos eles levavam suas vidas estão refletidas na verdade dos sapos caindo. Os coloca diante de suas profundas realidades, que não queriam, ou tinham medo, de enxergar. Com a consciência, podem se compreender e agir, ou se aceitar.

Outro momento semelhante é quando, cada um em seu canto, acompanham a música Wise Up, de Aimee Mann. Aliás, a trilha sonora merece respeitada consideração. Assim como os atores, a direção e a montagem. Entre todas essas figuras estão dois atores que considero gênios atuais: Julianne Moore e Philip Seymour Hofmann.







Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:




--------------------
Próxima semana:
Os homens são muito loucos, mas as mulheres...

7 comentários:

  1. O filme é incrível, nem preciso comentar. A trilha sonora... putz, uma das mais lindas que já vi.
    Aimee Mann em Magnólia e Eddie Vedder em Into the Wild formam as duas melhores trilhas sonoras do cinema, na minha leiga opinião.

    Amo esse filme, recomendo assistir e reassistir. Ah! E não podemos esquecer da atuação de Tom Cruise. Genial!

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez aqui eu gostei mais do trailer do que do texto.
    :-)))
    Sincronicidade, é o nome disso tudo!
    Vou sair a cata deste filme antes que ele me encontre.
    :-)))

    ResponderExcluir
  3. é, preciso concordar que esse texto ficou meio tosco.

    merece destaque também a atuação do John C. Reilly, que é o policial cristão. muito foda.

    ResponderExcluir
  4. Não, não, não!!!
    O que eu quis dizer foi que, neste caso, a pequena amostra que vi do filme me atraiu muito mais do que nos outros filmes - aliás, já encomendei Magnólia na minha locadora.
    O texto está muito bom, como sempre.
    Foi por isto que peguei no seu pé no final do ano passado, quando voce, por preguiça, começou a colocar apenas as fichas técnicas dos filmes...ora, ficha técnica a gente pode ler no IMDB, né não?
    O que me atrai até esta mesa de bar são justamente os textos. Quanto aos filme, alguns eu vi, outros eu não vi e poderei ve-los depois, e alguns outros eu provavelmente não verei nunca.
    O que faz o chopp daqui ser mais gelado é o seu texto, o filme é um acompanhamento que poderá ser servido depois.
    :-))

    ResponderExcluir
  5. José, você é ótimo....!!!!
    Esse filme também, aliás.


    Sergio Fisch

    ResponderExcluir
  6. O filme é surpreendente...


    Kleyton cintra

    ResponderExcluir
  7. Chuva de sapos é uma fenômeno até comum em países como os EUA, em razão de tornados etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...