segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ata-me

Filme: Ata-me
Título Original: Átame!
Diretor: Pedro Almodóvar
Atores: Victoria Abril, Antonio Bandeiras
Ano: 1990
País: Espanha



Eis a obra prima de Almodóvar. Poucos, ou talvez ninguém, concorde comigo. Mas vejam e revejam este filme, porque ele merece.

Um homem rapta uma mulher, justificando que só assim ela vai poder se apaixonar por ele. Podemos imaginar essa premissa de diferentes formas. E encontrar o ponto certo do tom narrativo não é nada fácil. Mais uma crise que tenho passado e todos esses filmes que tenho reassistido acentuam minha crise. Pois acredito que a escolha de Almodóvar aqui, pela leveza, um dos princípios de Ítalo Calvino, é precisa. Mas não consigo determinar uma linha que seja definitiva para mim, ora a leveza, ora o peso, ora o bom humor, ora o humor negro, ora a dura realidade. São tantas as possibilidades de se realizar uma grande obra e tantos caminhos possíveis que, em um acerto como este, geralmente seguido pelo instinto, precisamos dar muitos créditos.

Almodóvar e eu temos uma coisa em comum: gostamos de mulheres loucas. Não que haja alguma que não seja. Mas fazia tempo que não aparecia uma neste blog. E enfim, uma bela homenagem. Antonio Bandeiras, jovem e brilhante, como todos os atores que Pedro trabalha, persegue e seqüestra Victoria Abril, que faz uma atriz ex-pornô. Está decidido a ser seu homem, casar e ter filhos. Ela, que nem o conhece, reage na defensiva, evidentemente. Ele tem que usar a violência e a prende na cama sempre que vai sair. Mas as mulheres são loucas, sim, são. Estão, por mais que digam o contrário, a espera do príncipe encantado, do macho provedor e protetor, daquele que diz "vou cuidar de você". Este lado emocional dela luta contra seu lado racional, que a vê seqüestrada por um louco.

Depois de alguns dias, alguns conflitos e algumas piadas, ele sai atrás de heroína, para acalmar a dor de sua fêmea. Se envolve em uma briga e volta para casa todo ferrado. Aí ela não resiste, surge seu lado feminino do cuidado, do "preciso cuidar do meu homem" e está definido seu amor.

Quanto ao final, já vou contar aqui, entra nas estatísticas dos fins com estrada, como comentei neste post. Eles cantam no carro "Revivere", que é uma espécie de adaptação da música "I will survive", que, por sua vez, encerra o filme O Mundo de Andy.

Agora, ao reassistir o filme, notei uma cena muito interessante, que não lembrava, que achei no youtube e está abaixo. É uma propaganda para aposentados espanhóis. Brilhante.




Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:




--------------------
Próxima semana:
O Estrangeiro, versão cinematográfica.

6 comentários:

  1. Só por curiosidade, e eu sou curioso, por que?
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos filmes de Almodóvar mas confesso que ainda não assisti Ata-me.
    =1

    ResponderExcluir
  3. Creio que esta garota que agradeceu deve ser tão louca quanto as que eu e o pedro gostamos.

    ResponderExcluir
  4. ja vi o filme umas 9 vezes. e ainda nao entendi.. mentira! gosto do filme e me identifico com os personagens, ele e ela.
    paulinha

    ResponderExcluir
  5. O link tá inválido. Bota um dos 3 links do torrent que tem no Kat.cr, melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...