segunda-feira, 28 de março de 2011

Trem da Vida

Filme: Trem da Vida
Título Original: Train de Vie
Diretor: Radu Mihaileanu
Atores: Lionel Abelanski, Rufus, Clement Harari, Agathe de La Fontaine
Ano: 1998
País: França, Romênia




Com certo rancor de ter sido copiado por Roberto Benigni, em A Vida é Bela, Radu Mihaileanu traz esta belíssima fábula de bom humor sobre a dura época do nazismo. No entanto, apesar do menor sucesso e repercussão, faz uma obra muito mais interessante e divertida.

Um louco chega a sua vila com a notícia de que os nazistas estão chegando. A pequena vila de judeus, sem saber o que fazer, têm a ideia de criar um trem, no qual fugiriam, tendo inclusive de escolher um capitão que pudesse ser o alemão, papel que ninguém quer. 

Os personagens caricatos trazem um lado muito bom da cultura judaica, de ótimo espírito e piadas excelentes. O enredo é forte e consegue caminhar muito bem entre a dureza da perseguição sofrida pelos judeus e a leveza de como esta vila consegue executar seu plano fantasioso. 

Entre a crise do judeu transvestido de alemão, das rebeliões comunistas que surgem nos vagões e das viagens do louco, somos muito bem conduzidos. A cena que escolhi para o youtube reflete bem este espírito do filme. É um duelo musical entre ciganos e judeus, a alegria da união de culturas e a beleza da troca de carinho que os povos podem ter, se o quiserem. 

Ótimo humor para se sair leve do cinema, mas não abandonar o filme ali. Para trazê-lo em sua alma e refleti-lo em sua vida, ora como a sabedoria desta vida leve, ora como o aprendizado dos tempos duros.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Acaso. Ou não?

5 comentários:

  1. Gosto muito de filmes que mostram diferentes perspectiva sobre o nazismo, mas eu não conhecia esse. Vou assistir!
    =1

    ResponderExcluir
  2. Esse é o melhor deles! Me diga, cara ligadona, que outros seguem a mesma linha e são interessantes?

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou gostar deste.
    O Benigni foi um pontapé no saco com aquele filme A Vida é Bela. Ô italianinho chato !!!
    Aquela cena final do tal garoto (alias, o garoto devia ser meio altista para passar a guerra inteira acreditando naquelas historinhas) subindo no tanque de guerra americano foi de causar ansias de vômito.
    :-)))
    Hehehe, eu realmente não suportei este filme do pentelho italiano.
    Vou procurar o Trem da Vida, eu não sabia de sua existência.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho este filme sublime porque trata de um tema pesado com bom humor sem cair na pieguice do filme do Begnini. É um filme para todos assistirem e perceberem a força da linguagem do cinema.

    Sergio Fisch

    ResponderExcluir
  5. Não gosto só dos gêneros que você nomeou, gosto de filmes completamente diferentes uns dos outros. Desde os filmes de Jean Pierre Jeunet até Stanley Kubrick, mas sou meio fascinada e deslumbrada com fotografia e cores fortes ou fotografias estouradas e até mesmo a ausência delas, como nos filmes em preto e branco. Mas Sucker Punch está chamando a atenção de muita gente. Talvez seu estilo seja um pouco diferente, mas sem problemas. Gosto de diversidade!
    =1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...