segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Mundo de Andy

Filme: O Mundo de Andy
Título Original: The Man on the Moon
Diretor: Milos Forman
Atores: Jim Carrey, Paul Giamatti, Danny DeVito, Courtney Love
Ano: 1999
País: EUA



O Mundo de Andy é um filme que poderia ser comum. No entanto, três motivos fazem ele muito especial: o personagem Andy Kaufman, a brilhante atuação de Jim Carrey e a forma como é contada a história.

Trata-se de um filme biográfico, um personagem real. Os filmes desse gênero tem, em geral, o mesmo padrão narrativo. Espécie de ascenção e queda seja lá de quem for. Em geral começa com a dificuldade de emplacar o sucesso, até que por algum motivo do acaso, seu talento é descoberto. Vem a fase do encantamento, tudo lindo. Aí chega o momento em que o personagem está rico e famoso e começa a ficar deprimido, se drogar, beber e o filme fica meio dark. Mas, em geral, no final um antigo amor é resgatado e ele se recupera.

Embora esses elementos estejam aí em O Mundo de Andy e também em Amadeus (sobre Mozart, também dirigido por Milos Forman), a forma de contar a história é muito mais livre. É justo fazer exceção também a ótima biografia de Bob Dylan (I'm Not There). Uma biografia tem uma obrigação muito maior que um roteiro comum, pois tem que fazer jus a pessoa homenageada. Nesse caso vai além, pois Andy Kaufman, que era um cara polêmico e que fez muita má fama, recebe um tratamento de compreensão de sua história.

Eu não conhecia o Andy Kaufman antes de ver este filme. Trata-se de um humorista americano, que nunca fez muito sucesso pelo mundo a fora. Se o tivesse conhecido, não teria gostado muito. Mas compreender sua missão faz com que ele tenha muito mais sentido. Seu principal objetivo não era fazer rir (mesmo porque não achava muita graça nas piadas que faziam sucesso), mas sim causar reações verdadeiras nas pessoas. Na cena do youtube que eu coloquei abaixo ele está começando sua carreira em bares. Alguns na platéia já o conhecem de números que não costumavam empolgar ninguém. Resolve então seguir as orientações que lhe davam e fazer imitações, contar piadas, etc.

Aí entra o Jim Carrey em sua melhor atuação. Brilhante. Entra no personagem de forma impressionante e não apenas em Andy, mas também em seu segundo personagem. Há muitas comparações na internet, no youtube e em outros sites, entre o Andy real e o fictício. Alguns momentos muito interessantes acontecem nos cenários daquela série chamada Taxi.

Estes dias cheguei a uma conclusão interessante. Quando estava no colégio, em uma aula de filosofia, tinhamos que escolher uma máscara, um personagem para nos transvestir. Eu escolhi este Andy Kaufman, que chama seus leitores de imbecis. Creio que desde então esta máscara me acompanha. Estou sempre buscando reações verdadeiras.  E esta filosofia se reflete nos pequenos atos cotidianos. Questiono aqueles que ligam o automático e não escutam nada a sua volta, não enxergam nada pois já sabem o que vêem no caminho. Minha prima, Paulinha, sempre faz isso quando me liga:
- Oi Vi, tudo bem?
- Tudo.
- Tudo.
- Tudo o que? Não perguntei nada. Aliás, como vai você Paulinha?



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube: (coloquei a cena que mencionei no texto, mas procurando cenas do Andy Kaufman real, achei esta entrevista no Letterman Show, onde é possível compreender sua genialidade incompreendida. As pessoas riem sem que ele faça nada, ele está fazendo uma cena meio triste e pede para que as pessoas não riam e conta uma história triste, a ponto de todos se questionarem se é real ou apenas mais uma piada)






--------------------
Próxima semana:
Outra vez Jim Carrey, brincando com memórias.

10 comentários:

  1. Ainda não vi, Vi.
    Tenho uma certa implicância com este Carrey. Gratuita, eu sei, mas tenho. Acho que ele sempre faz o papel de Jim Carrey seja lá qual for o papel que ele esteja fazendo...e este papel é sempre o de um idiota.
    Existem atores que possuem esta capacidade, a capacidade de fazer apenas um personagem em todos os personagens que ele interpreta.
    Talvez eu não esteja sendo justo com ele, mas é assim que o vejo.
    Não quero dizer que não gosto dos filmes que ele fez e até pretendo ver este Kaufman, mas creio que no final terei a mesma sensação que falei aqui.
    :-))

    ResponderExcluir
  2. Eis um ator que evoluiu.

    Se ignorarmos seus papéis caricatos e pegarmos este filme, show de truman e o da semana que vem, verás que o cara é muito bom!

    Mas em O Mundo de Andy, ele está brilhante!

    ResponderExcluir
  3. Mas em Show de Truman ele é um perfeito idiota com aqueles infames "Bom dia, e no caso de não nos vermos, boa tarde e boa noite"...
    :-))))

    ResponderExcluir
  4. Alias Vi, vi a entrevista que o Letterman fez. Me desculpe, mas aquele Kaufman estava doente naquele dia. Aquilo não foi uma genialidade incompreendida, aquilo não foi um "estilo de fazer humor".

    ResponderExcluir
  5. Zé, tenho certeza que assistir o filme te colocará uma dúvida sobre esta entrevista. É, no mínimo, interessante, não?

    ResponderExcluir
  6. ahah gostei da homenagem, primo. Eu sou mesmo assim.. Também estou gostando deste seu blog aqui! paulinha

    ResponderExcluir
  7. e você não respondeu a pergunta que coloquei, direcionada a você... entendeu?

    ResponderExcluir
  8. Acho esse filme sensacional. Boa análise! Outro filme biográfico que tem uma linguagem fora do comum e por isso é tão bom, é o Anti-herói Americano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...