segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De Volta para o Futuro I

Filme: De Volta para o Futuro
Título Original: Back to the Future I
Diretor: Robert Zemeckis
Atores: Michael J. Fox, Christopher Loyd, Lea Thompson
Ano: 1985
País: EUA



Se eu fosse descrever um filme com o adjetivo "legal" seria De Volta para o Futuro. Muito legal! Um roteiro genial e a dupla de personagens principais, Marty e o cientista, fantástica.

Sempre tenho grande interesse em filmes que tratam de viagens no tempo. No entanto, costumo questionar as lógicas físicas e consequências históricas das ações de interferência do passado. Não creio que este filme sacie meus anseios quânticos, mas ele se coloca em uma posição de liberdade que não requer questionamentos. O tema é tratado de forma mais caricata e menos realista.

O tempo é sempre bom pano para manga. Um homem fora de seu tempo permite ótimas piadas e reflexões. E há outras possibilidades, como um homem preso ao tempo, um tempo que pára, uma ilha que se move no tempo, um relógio que brinca com o tempo, e diversas possibilidades de utilização do tempo. 

O roteiro é clássico em sua estrutura geral, no entanto é brilhante nos detalhes. Permite ótimas piadas e dá espaço para que o Chritopher Loyd e o Michael J. Fox brilhem. Os clichês americanos em uma estética dos anos 80, visto hoje em dia, ainda dão uma graça a mais. Mas vale lembrar a visão antecipatória, na cena final do filme, em que o Dr. Brown volta do futuro e abastece sua máquina com lixo, muito em voga hoje em dia. (só exagera na máquina voadora que custamos a conseguir criar)

Mas há quem possa interpretar esses clichês americanos com maus olhos ou, pior, mal interpretá-los. Há uma moral do herói americano que serve apenas de teia para os caprichos do filme. A mesma que Campbell fala em O Poder do Mito e a mesma que Spielberg, Gerge Lucas e cia sempre usam. Tendo a ignorá-la para melhor aproveitar a genialidade do filme.



Torrent: download aqui 
(neste link é possível baixar a trilogia completa)
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
Corra (...), corra

Um comentário:

  1. Este é um dos filmes mais legais da minha infância. Gosto muito mesmo...lembro de outros como Curtindo a vida adoidado, Te pego lá fora e Conta comigo...todos marcantes pra mim. A temática do adolescente que é reprimido na escola é sempre atrativa. De volta pro futuro II consegue manter a qualidade. Lembro que meu sonho era ter aquele skate que voava...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...