segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dead Man

Filme: Dead Man
Título Original: Idem
Diretor: Jim Jarmusch
Atores: Johnny Depp, Gary Farmer
Ano: 1995
País: EUA



Eu ia começar esse post dizendo que o Jim Jarmusch é o primeiro diretor que se repete aqui, mas seria uma informação falsa, uma vez que o João Moreira Salles já apareceu duas vezes.

O link que se faz com o último filme é William Blake, proposital. Dead Man é um filme de faroeste, se tivéssemos que classificá-lo em algum gênero, no qual o herói é o William Blake vivido por Johnny Depp e seu tutor é o índio Nobody (que não tem origem indígena). O Jim Jarmusch tem uma incrível capacidade de dar toque pessoal a seus filmes, independentes do gênero. Os roteiros já vem carregados de suas impressões, mas a narrativa é mais característica ainda.
Em geral, percebam, ele faz filmes bem humorados, mas sem piadas. O humor é criado pela linguagem, pela decupagem, pela sequência de planos e por seus personagens únicos. Duas sequências de Dead Man são especiais para mim: a introdução e a revelação de William Blake ao seu tutor Nobody.

Na primeira, que coloquei no youtube, em uma sequencia silenciosa da viagem de trem do protagonista ao velho oeste, muita coisa se revela. São três planos principais: o primeiro plano dele, as rodas girando e o contra-plano de dentro do trem e seus passageiros. Com essa trinca ele cria humor, porque as reações do Johnny Depp são excelentes, mostra que temos um personagem que vem de uma cidade grande, mais "civilizada", pois a viagem começa com passageiros mais bem comportados e a paisagem vai mudando, aos poucos aparecem cabanas indígenas, os passageiros se tornam mais barbudos e mal encarados, carregados com armas e chapéus. O pobre e inocente William Blake é introduzido ao mundo cruel e selvagem do velho oeste.

Depois de começar uma peregrinação kafkaniana em seu destino, ele como espécie de agrimensor sem encontrar seu castelo na cidade na qual foi lhe prometido emprego de contador, começa a gerar conflito entre os moradores locais. Quando foge para o meio da floresta é salvo por Nobody, o índio com cara de americano, que, ao saber seu nome, declara sua missão em uma cena incrível. 

Você é o William Blake? Você já foi poeta e pintor e agora fará poesia com o sangue do homem branco. E ele cita a poesia: Every night and every morn some to misery are born, every morn and avery night, some are born to sweet delight". Aceitando sua missão, William Blake escreve sua nova poesia guiado por Nobody.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Repetindo diretores... e seus anjos.

5 comentários:

  1. Victor, estamos em Salta, Argentina. Hoje nós nos encontranos com o Rali Carrera Copacabana. Daqui até o dia 21/11/2010 seguiremos com este exército brancaleonico de carros clássicos pelas estradas da América do Sul até o Rio de Janeiro.
    Cadê o filme?
    Zé Rodrigo e Lucia
    :-))))
    :-))))))

    ResponderExcluir
  2. Pensei que como vocês estariam viajando eu poderia ter um ou dois dias de folga... hehehe.

    ResponderExcluir
  3. O personagem Willian Blake, na verdade, morre quando é alvejado pelo ex de Thel. O que se segue são os delírios de sua passagem para o outro plano.
    Antares.cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa quando ele morreu eu chorei rios

      Excluir
  4. Oi eu estou querendo assistir esse filme faz tempo e eu nao consigo achar na internet alguem ai sabe apnde eu posso baixar ou assistir o filme dead man legendado por favor se alguem souber me responda aqui mesmo no site por favorrrrr :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...