segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amélie Poulin

Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Título Original: Les Fabulaux Destin D`Amélie Poulain
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Atores: Audrey Tatou, Mathieu Kassovitz
Ano: 2001
País: França



Amelie Poulin foi uma explosão. Uma explosão de alegria que encantou as pessoas por todo canto. Os filmes de Jeunet, assim como os do Tim Burton, são fábulas escancaradas e bem assumidas. Mas entre todas elas, esta é a mais completa e bem resolvida. As milhares de referências e detalhes criam uma grande riqueza de um mundo a parte, o que as outras fábulas não tem a capacidade de alcançar.

Mas como e por que Amelie é tão diferente?

A narrativa de Amelie vem de um conglomerado de informações. Alguns foram até entrevistar o Jorge Furtado para saber se era plágio de Ilha das Flores, o famoso curta brasileiro. Com certeza roubaram um pouco dali. Mas são tantas as fontes e é tão discarada a multiplicidade de fontes que seria injusto diminuir o filme a isso. Amelie quer ajudar a todos, fala sobre os pequenos detalhes da vida, sobre os pequenos prazeres, sobre os pequenos relacionamentos. Alguns são apaixonados pela história do anão viajante, outros pela coletânea de fotos três por quatro, outros adoram a cena em que se testam os ditados populares e por aí vai. Eu, particularmente, gosto das pequenas reflexões, do tipo "quantos casais estão tendo orgasmo neste instante?"


Tecnicamente perfeito. Plasticamente encantador. Musicalmente preciso. Como diria um amigo meu, José Silvério: "um filme para encantar ao mais frio espectador, alex miller!"




Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:




--------------------
Próxima semana:
Liberdade, Igualdade e

4 comentários:

  1. Adoro a música deste filme!
    :-))
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Texto conciso e muito bem escrito. Amelie é isto mesmo.
    Adoro as descrições dos personagens (o detalhe de Amelie gostar do barulinho de quando quebra o Cremee Brulee), as cores, os passeios e a fala da menina quando descreve o mundo para o cego.

    Que filme delicioso.
    Mais delicioso só andar em Paris fazendo o roteiro de Amelie (Canal St. Martin, Montmartre e assim vai...)

    ResponderExcluir
  3. Este filme é muito bom...também adoro as descrições do início...a parte do cego é emocionante...acho q é como vc falou, td mundo tem a(s) sua(s) parte(s) favoritas...

    ResponderExcluir
  4. O filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin" é fabuloso. Traz lindas imagens e mensagens válidas para a vida. O filme é meu "filme de cabeceira". Sempre assisto a ele mais uma vez.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...