segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Salve o Cinema

Filme: Salve o Cinema
Título Original: Salaam Cinema
Diretor: Mohsen Makhmalbaf
Ano: 1995
País: Irã

documentário (ou não?)


Um jogo de cena iraniano, para quem viu o post da semana passada.

Me parece que a relação cultural que o iraniano tem com o cinema de seu país é a mesma que o indiano e o norte-americano. A mesma relação que o brasileiro tem com as novelas. As celebridades do país, que aqui são os atores das novelas (ou qualquer palhaço que chama a atenção na telinha), no Irã são os renomados diretores e atores que fazem sucesso com seus filmes no mundo inteiro.

Assim, Makhmalbaf, uma dessas celebridades, coloca um anúncio no jornal, anunciando testes de atores para seu próximo filme. É importante considerar que o modelo do cinema iraniano, indo de volta aos primeiros filmes deste blog, traz o naturalismo e o trabalho com não atores. Comentei algo sobre isso nos filmes neo-realistas italianos, como Ladrões de Bicicleta e A Terra Treme. Consequência: uma multidão de candidatos se colocam a disposição dos testes para um papel no filme. A sequência inicial mostra a enorme fila de pessoas na entrada do estúdio, como se fosse fila de emprego em supermercado em época de crise.

E o filme é a relação do Makhmalbaf com esses candidatos. Uma espécie de reality show, dos testes feitos, dos exercícios que ele submete aquelas pessoas, das histórias profundas e reais que surgem dali. Não pode se dizer que é o mais ético dos experimentos, mas é sem dúvida dos mais interessantes e divertidos.

Como em Ser e Ter e documentários sobre animais do Discovery Channel, Makhmalbaf precisa contar histórias, gerar conflito, provocar os seus objetos de estudo para que algum se manifeste, para iniciar um diálogo, para gerar conteúdo. E o suco que sai desse limão espremido é sensacional.

Este filme é uma daquelas pérolas prometidas por esse blogueiro, desses que você não vai encontrar na locadora (eu acho), mas que precisa ser visto, repassado, compartilhado, repensado. O Jogo de Cena do Coutinho tem muito deste filme, o convite pelo jornal, o ambiente simplista e único do filme. Divergem em um ponto: Coutinho protege seus personagens mas brinca com seus espectadores, enquanto Makhmalbaf diverte seus espectadores ao enganar seus personagens.




Torrent: download aqui
Legenda: download aqui
(tem poucos seeders, então, ao baixar, compartilhe)



Cena do youtube (achado da Miriam):







---------------------------------
Próxima semana:
Esses iranianos são muito pirados... Kiarostami e Makhmalbaf

4 comentários:

  1. Ainda não vi este filme, está na lista de espera, mas só passei aqui para lembrar que hoje é domingo e que já são 14:30...
    :-)
    :-)
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Vai passar esse filme hoje no Cine Conhecimento às 22h.
    Aqui vai o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=SQBvxA4-qDw

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Um filme poderoso para sem duvida, aqueles que amam a setima arte!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...