segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Muito Além do Cidadão Kane


Filme: Muito Além do Cidadão Kane
Título Original: Beyond Citizen Kane
Diretor: Simon Hartog
Ano: 1993
País: Inglaterra, Brasil

Documentário

Este documentário, produzido para a rede britânica Channel 4, é muito representativo do que temos hoje como país. E do que teremos daqui em diante. Famoso por ter sido praoibido pela Globo de circular por aí, hoje já não é muito difícil de encontrá-lo. Será que serei perseguido? Meu blog vai sobreviver às pressões? Já adianto que por uma considerável grana eu tiro este post, então aproveitem para ver enquanto está no ar.

Muito se faz por poder e por dinheiro. Alguns dizem que o sexo entra nesta conta confusa. E não se trata de exclusividade tupiniquim, já que a referência aqui é justamente o Kane da semana passada. Mas os coronéis midiáticos brasileiros vão muito além, como diz o título. A relação promíscua entre mídia e poder, ou ela como o quarto e mais forte poder, é explicitada neste incrível material.

Essa relação explica muito, se não tudo, do que é o Brasil hoje. É claro que a Globo está aos poucos perdendo seu poder e a rede de internet é absolutamente genial ao permitir que o conteúdo seja gerado por seus usuários, como neste blog, com seus trinta e poucos leitores. Por ora o google não mostrou dentes afiados, mas se botar as mangas de fora estamos fritos... qualquer monopólio é danoso. Qualquer!

E eu me revolto assistindo esse filme! Me revolto porque consigo ver um outro país que teria sido possível. E que é possível! Me revolta o tempo perdido que esses poderes paralelos ajudaram a perpetuar. Me revolta o jogo e a dança que eles conseguem fazer com que todos brinquem. Há, no filme, o clássico exemplo entre o Lula e o Collor, manipulado pela Globo. As eleições manipuladas pela Globo. O impeachment manipulado pela Globo. As diretas já esquecidas pela Globo. E depois, quando o Lula chega ao poder, apesar da Globo, tornam-se amigos, pois "se hay gobierno soy a favor" pensam os Marinho.

E a reflexão que me atinge é: o poder pelo que? pelo poder? por fama? por dinheiro? por sexo? Por que não o poder pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária? Quando penso no país que a Globo poderia ter ajudado a criar e vejo o país que ela conseguiu fazer, tenho ódio, nojo e me recuso a assistir seus jornais e novelas.

Este blog, além de um aprendizado cinematográfico, traz um ensinamento político, do qual este filme e The Corporation são essenciais. Este mês foi assim. Vamos relaxar um pouco agora.

Torrent: download aqui


Cena do youtube:


-----------------------
Próxima semana:
O Homem-Camaleão

4 comentários:

  1. Eba!!! Quero muito ver esse filme, que bom que apareceu o torrent!
    E o próximo é o clássico fodástico do Woody Allen.
    Awesome.

    Vou ver esse e Corporation e mais váááários que ainda não vi.
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. O Documentário foi produzido pela Large Door para o canal Channel 4, de Londres. a BBC não teve nenhuma participação no filme.

    ResponderExcluir
  3. Tem razão daniel. Vou corrigir no próprio post.

    ResponderExcluir
  4. Victor, compartilho de sua revolta. Esta ligação da mídia com o poder é lamentável...me chamou a atenção a questão do debate Lula x Collor...ainda era muito pequeno e não me lembro bem, mas a família super simples que diz achar que foi marmelada da Globo e os comentários do Armando Nogueira mostram como foi primária a armação...acho que hj a Globo não tem mais aquele poder e uma linha editorial diferente, mas aproveitando o questionamento do próprio filme, acho que não dá pra esquecer todo esse passado negro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...