segunda-feira, 26 de março de 2012

Prediletos 3

Bom, vou colocar aqui todos que receberam 3 referências e ainda faltavam na lista dos prediletos.












Claudia Cardinale

A maioria deles estão aqui com consciência. Apenas a Claudia Cardinale apareceu como uma surpresa para mim. Não sabia que três filmes com ela foram tão importantes para mim. E ela é maravilhosa. Achei que talvez a Anna Karina fosse aparecer, mas acabei colocando só Uma Mulher é Uma Mulher, o primeiro filme do blog. A Claudia Cardinale está em grande evidência em Era Uma Vez no Oeste e aparece ainda na obra prima de Fellini, 8 1/2 (com o gênio Marcello Mastroianni) e em Visconti: Rocco e Seus Irmãos (com o bonitinho Alain Dellon).













Jim Carrey

Uma polêmica é a presença do caricato Jim Carrey. Acho ele um ator extraordinário, que teve uma carreira um tanto quanto mal aproveitada. Mas esses três filmes já o fazem merecer esse status: Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, Show de Truman e O Mundo de Andy (sua melhor atuação).








Jack Nicholson

Já o Jack Nicholson é quase uma unanimidade. E ele é os filmes que este blog comenta: Passageiro Profissão Repórter, do Antonioni; Um Estranho no Ninho, do Milos Forman e O Iluminado, do Kubrick. Monstruoso ator.












Irmãos Coen

Também aparecem alguns diretores que eu gosto muito. E que vi quase todos os filmes que fizeram, como é o caso dos Irmãos Coen. Adoro quase todos os seus filmes, mas são mais marcantes para mim: Barton Fink, E Aí Meu Irmão Cadê Você? e O Homem que Não Estava Lá. Vale uma lembrança do recente Um Homem Sério, que é o que eu mais gostei da série recente.













Jim Jarmusch

Outro que assisti tudo é o Jim Jarmusch. Adoro tudo que ele faz. Mas são obras primas, de um ótimo espírito: Dead Man, Down by Law e Stranger Than Paradise (curioso não terem traduções dos títulos).













João Moreira Salles

Um pouco fora de contexto nesta lista está o gênio João Moreira Salles, documentarista brasileiro. Também tenho grande afinidade com seu estilo e com seu mestre, Eduardo Coutinho. Os documentários que aqui estão: Nelson Freire, Entreatos e Santiago.


Um comentário:

  1. Não vi todos estes, mas independente disso La Cardinale seria maravilhosa até em filme mudo, Jim Carrey seria idiota até em filmes onde ele não fizesse papel de idiota, Jack Nicholson seria o melhor ator do mundo mesmo nos piores filmes do mundo.
    :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...