quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estatísticas - Prediletos


Vou fazer uma série de posts, aos poucos, analisando as estatísticas finais do blog. Hoje verei os atores e diretores com 3 ou mais referências neste blog. Alguns já planejados, outros inesperados.

Aproveito também para recomendar o excelente filme A Separação, filme iraniano em cartaz nos cinemas brasileiros.




Grande ator, que está aqui por conta de três obras primas: os dois primeiros filmes do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão. Naturalmente, tenho preferência por suas atuações dos anos 70. Depois foi ficando mais caricato e nem mesmo Perfume de Mulher justificaria a entrada do filme aqui. Já os que o trazem a este blog são filmes que ele carrega de tal maneira (com exceção do primeiro Godfather), que seria justo dizer que ele é o filme. 



Também aqui por conta do Poderoso Chefão, tendo feito também a obra prima Apocalypse Now, temos que esquecer as bobagens em que Coppola se mete. Permite que seu nome seja sujo por vários projetos que visam o lucro, simplesmente. Ou que visem alguma coisa que não compreendo. Mas, mesmo se fizer o pior filme da história, ainda assim não poderá apagar a marca que já deixou. Tendo feito essas três perfeições cinematográficas, pode dormir em paz.



O ator Harvey Keitel é da mesma turma e época do Al Pacino e Coppola, mas demorou mais tempo para se firmar e fazer algumas obras primas. Ao contrário dos dois, foi se firmando com o tempo. Cortina de Fumaça, de 95, é seu retrato mais justo. Os outros filmes que o colocam aqui foram papéis secundários, que nunca se importou em fazer, tanto em Pulp Fiction como em Taxi Driver. É um desses atores que os diretores adoram e o coloca em qualquer projeto, em especial o Scorsese, Tarantino e os irmãos Coen. Mas é mais difícil achar bobagens de interesse financeiro em sua carreira.


por hoje é só, pessoal.
depois continuo a lista.


2 comentários:

  1. Não é que o bar abriu as portas de novo, num ritmo "soft opening", mas abriu!

    Eu bem que ouvi uns barulhinhos de palavras sendo tecladas a partir daqui.
    :-))

    My dear Victor que não é RCA, todos estes seus tres heróis fazem seus trabalhoS visando o lucro ou interesse financeiro...ou não?
    :-))
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. Creio que não seja assim, seu Zé. É claro que não ganham miséria por seus trabalhos, mas tenho certeza que há uma escolha conceitual. O primeiro filme do Scorsese, por exemplo, "Quem Bate a Minha Porta?", com o Harvey Keitel foi uma experiência de um cara que estava saindo da faculdade.

    Tenho certeza que todos eles, em especial os mais milionários, gostam de projetos autorais que os instiguem em sua arte.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...