segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Homem que Sabia Demais

Filme:O Homem que Sabia Demais
Título Original: The Man Who Knew Too Much
Diretor: Alfred Hitchcock
Ator: James Stewart, Doris Day
Ano:1956
País: EUA


Entre os filmes que Hitchcock usou para me ensinar cinema, está este aqui. Um dos primeiros filmes que me encantou por sua forma cinematográfica.

A história gira em torno de uma trama internacional, na qual um casal quer recuperar seu filho de sequestradores. Envolvidos sem querer em um jogo de interesses maior, acabam descobrindo o planejamento de um atentado ao primeiro ministro.

A genialidade do filme consiste em duas cenas. Primeiro, a insistência da música "Que será, será", que nos é revelada como uma canção que representa aquela família. Quando os pais estão perto de acharem seu filho, em uma embaixada, Doris Day toca a música no piano. Seu filho, ouvindo, assobia o mais alto que consegue. E James Stewart sai atrás dele. Ele cria uma tensão com essa troca musical, que coloca o destino ao "deus dará".

Também utilizando a música, vem a cena obra prima (no youtube abaixo). O assassinato ocorrerá, muito bem planejado, em um concerto. O tiro deve sair na hora em que os pratos baterem, para que não se ouça nada. E os pratos demoram a bater. Esta utilização do tempo da música é simplesmente incrível. Diz Hitchcock que o suspense está em dar a informação ao espectador, sem dá-la aos personagens.

Mas é preferível assistir essa cena no contexto do filme, pois a sabedoria do mestre diretor é de dar as informações aos poucos e não assim, vomitado, como acabei de fazer. Mestre é mestre, não é? Vai fazer o que?


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
nada como observar o vizinho!

6 comentários:

  1. Que horror! Voce acordou de mau humor no dia que fez este texto?
    Uma das coisas que eu mais odeio é esta coisa de vomitar...apesar da sensação pós vômito ser uma das sensaçôes de maior alívio que conheço. Quem já tomou um belo porre sabe disso...
    :-) :-)
    Seu pai e eu tivemos um amigo que era muito exigente quanto a limpeza de seu carro. Uma vez, há muito tempo, este amigo foi para a casa da praia levando um caseiro e seu filho pequeno. O pobre do garoto foi vomitando durante toda a serra de Taubaté até chegar na praia.
    Diz a lenda que o amigo trocou de carro assim que chegou de volta em SP...e era um Escort XR3 novinho em folha!
    E o Hitchcock...ele é sensacional! O gordo Alfred.
    São dois Alfreds gordos que eu sou fã: Este Hitchcock e um outro de sobrenome Neubauer. Os dois foram absolutamente geniais em tudo que fizeram ao longo de suas vidas. O seu professor no cinema e o outro, que posso dizer que sou fã de carteirinha, como chefe do departamento de competições da Mercedes por quase 30 anos, um dos melhores engenheiros de competições que houve na história do automóvel. Tinham idade próxima e morreram no mesmo ano, em 80.
    Semana que, vem pelo visto, teremos um voyer de perna quebrada né?
    :-)
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe.
    Uma palavra traz tantas lembranças...

    Essa sua paixão por carros é uma coisa esquisita..

    ResponderExcluir
  3. Essa sua paixão por cinema é uma coisa esquisita..

    :-)))
    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Faz já algum tempo que quero assistir "O Homem que Sabia Demais", que bom que você disponibiliza torrent, acho que já é 2 filme que faço download por aqui.

    A ficha técnica, o link do download, e uma cena do filme, acho que é o grande diferencial deste blog. =)

    ResponderExcluir
  6. Que bom Everton!
    Este filme é garantia de qualidade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...