segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dogville

Filme: Dogville
Título Original: Idem
Diretor: Lars Von Trier
Atores: Nicole Kidman, Paul Bettany, Harriet Anderson, Ben Gazzara, Phillip Baker Hall, James Caan
Ano: 2003
País: Dinamarca (e muitos outros países)




Dogville foi uma das minhas grandes experiências cinematográficas de meu tempo. Daqueles filmes que surgiram na minha época e que eu presenciei as maravilhosas reações do público. Alguns indignados, outros maravilhados, outros apenas com sono. Aconteceu com Magnólia, Cidade dos Sonhos, Arca Russa, Caché e Dogville.

Me encantou desde o primeiro instante, na qual um narrador irônico (eu adoro ironias), começa a explicar o "conto de fadas" que veremos. E a câmera começa de cima da cidade desenhada no chão. Um estranhamento direto, sem mais delongas.

A história é cruel. Nicole Kidman - escolha perfeita - chega na cidadezinha pequena em fuga. Temos todos aqueles clichês positivos de uma pequena vila: o bom humor, a receptividade, o acolhimento, os pequenos cuidados, o jardim, os doces, as bonecas.

A estrangeira entra neste mundo em busca de apoio. Não sabemos do que. Eles cedem sua afetividade. Mas cobram, cada vez mais, por sua pretensa bondade. Ora pedem seu trabalho, ora seu corpo. Aos poucos a escravizam com crueldade. E a estupram naquela cidade sem paredes, o que é uma imagem incrível, ao mesmo tempo que é horrível.

Ela se torna a perfeita Geni. Fácil de culpar, fácil de cuspir e pisar. E os habitantes de Dogville mostram que podem muito bem serem cruéis na mesma proporção que podem ser acolhedores. E que são cheios de podridão em suas profundezas.

Lars von Trier vendeu este filme como sua visão dos Estados Unidos. Talvez estivesse procurando uma polêmica, mas creio que atingiu muito mais além. Fez uma fábula, se é que podemos chamá-la assim, sobre os homens. Especialmente para esses, que não tem como se esconder da sociedade opressora. Que não tem paredes, nem multidões para se perder. Que pecam e não são perdoados jamais.



Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
Drinks, piscina e um clima estranho.

4 comentários:

  1. Finalmente posso colocar minha leitura em dia!
    Já estava um pouco cansado de ler apenas as fichas técnicas.
    Semana passada seu pai recomendou que eu lesse o livro "Memorial de Aires", de um certo Machado de Assis. Acho que seu pai se preocupa com as coisas que leio por ai e me deu este conselho com a intenção de elevar um pouco o nível das minhas leituras. Conselho dado é conselho seguido, de modos que comprei não só o "Memorial" como também um outro livro do mesmo Machado, um livro de contos.
    E o que isso tem a ver com este filme de agora...?
    A leitura, apenas a leitura.
    Já me declarei fã dos seus textos e creio que eles são uma boa leitura para mim...além do Machado que seu pai aconselha, claro.
    Este filme, por ser daquele ser intragável, dificilmente irá rodar no meu DVD, mas a Nicole Kidman é uma gracinha....
    :-)))
    :-)))))

    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Gde filme! Comparto de sua empolgação por ele...É uma prova de que o mais importante é ter uma boa história para contar. A comparação com a Geni é perfeita...

    ResponderExcluir
  3. Cara, ótimo blog. Peguei altas indicações de filmes que ainda não vi, verei quando possível.
    Apenas a título de curiosidade, vc não acha que o Sétimo Selo do Bergman poderia estar nessa lista? Pra mim é uma obra-prima inquestionável.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom, caro Nerenahd, tenho que admitir que preciso rever o sétimo selo. Vi há muito tempo e me lembro apenas de uma excelente impressão que me deixou.
    Me diga, quais outros que você acha que faltaram? Sempre bom ter esse debate...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...