segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Vida de Brian

Filme: A Vida de Brian
Título Original: Life of Brian
Diretor: Terry Jones (Monty Python)
Atores: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones
Ano: 1979
País: Inglaterra


Entre aqueles que amam e odeiam, os que entendem e os que se irritam, está o melhor grupo cômico da história do cinema: Monty Python. Britânicos, claro. Judeus? Provável.

A Vida de Brian é a obra prima do Monty Python, embora seja justo colocar ainda nessa lista Em Busca do Cálice Sagrado, que mais hora menos hora aparece por aqui. A estrutura narrativa é feita da seguinte maneira: piada atrás de piada. Mas neste filme elas são unidas a uma excelente análise crítica de muitos valores.

O filme conta a história de Brian, que nasce no mesmo dia de Jesus e vive sua vida comum e ordinária no mesmo espaço e tempo que ele. Sendo uma personagem secundária e utilizada apenas para contextualização de época, Jesus pouco aparece. Mas em cima de cada piada é possível formular teorias de mestrado.

Há a excelente descrição de qualquer árabe ou judeu, no personagem do comerciante que tanto quer pechinchar. Há a excelente análise das disputas internas tão desnecessárias nas cenas que envolvem a Frente Popular da Judeia, ou seus arqui-inimigos Judeus da Frente Popular (em tradução livre). Mas a crítica mais dura é uma análise feita pelo filme sobre a carência de crenças do povo da época. Sem querer, Brian é perseguido como Messias, e seus discípulos, em menos de cinco minutos, se dividem em linhas diferentes e, pouco depois, se unem para perseguir um "herege".


Perfeito. Do início ao fim, incluindo a abertura e a bizarra sequência do alienígena.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui



Cena do youtube:


--------------------
Próxima semana:
Desenho animado francês não é tão animado assim.

2 comentários:

  1. Nossa, como tá empoeirado isso aqui.
    Nem a cerveja quente do outro filme deu jeito.
    Também né, semana de Reveião ninguém vai querer saber de cinema...nem o dono do bar.
    :-)))

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao post do filme Ser e Ter (to postando fora de ordem, foi mal): a figura de linguagel que substitui a parte pelo todo ou vice-versa é a metonímia (gênero), sinédoque (espécie). To baixando o filme, valeu pela dica e boas festas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...