segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prediletos 2

Continuando minha análise do blog, ia considerar aqui duas parcerias: Alfred Hitchcock - James Stewart e Woody Allen - Diane Keaton.










Todos aparecem três vezes no blog. Pensei, a princípio, que eram os mesmos filmes das parcerias, mas fui surpreendido, já que dois dos filmes da Diane Keaton são, novamente, a sequência Poderoso Chefão. Apenas 1 - Annie Hall - é com o Woody Allen. Se eu tivesse escolhido outros com os dois teríamos uma vencedora isolada de referências, mas preferi Desconstruindo Harry e Zelig, que ela não participa.













Já os filmes da dupla Hitchcock Stewart são, evidentemente, os mesmos. Janela Indiscreta, Vertigo e O Homem Que Sabia Demais. Meus prediletos.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estatísticas - Prediletos


Vou fazer uma série de posts, aos poucos, analisando as estatísticas finais do blog. Hoje verei os atores e diretores com 3 ou mais referências neste blog. Alguns já planejados, outros inesperados.

Aproveito também para recomendar o excelente filme A Separação, filme iraniano em cartaz nos cinemas brasileiros.




Grande ator, que está aqui por conta de três obras primas: os dois primeiros filmes do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão. Naturalmente, tenho preferência por suas atuações dos anos 70. Depois foi ficando mais caricato e nem mesmo Perfume de Mulher justificaria a entrada do filme aqui. Já os que o trazem a este blog são filmes que ele carrega de tal maneira (com exceção do primeiro Godfather), que seria justo dizer que ele é o filme. 



Também aqui por conta do Poderoso Chefão, tendo feito também a obra prima Apocalypse Now, temos que esquecer as bobagens em que Coppola se mete. Permite que seu nome seja sujo por vários projetos que visam o lucro, simplesmente. Ou que visem alguma coisa que não compreendo. Mas, mesmo se fizer o pior filme da história, ainda assim não poderá apagar a marca que já deixou. Tendo feito essas três perfeições cinematográficas, pode dormir em paz.



O ator Harvey Keitel é da mesma turma e época do Al Pacino e Coppola, mas demorou mais tempo para se firmar e fazer algumas obras primas. Ao contrário dos dois, foi se firmando com o tempo. Cortina de Fumaça, de 95, é seu retrato mais justo. Os outros filmes que o colocam aqui foram papéis secundários, que nunca se importou em fazer, tanto em Pulp Fiction como em Taxi Driver. É um desses atores que os diretores adoram e o coloca em qualquer projeto, em especial o Scorsese, Tarantino e os irmãos Coen. Mas é mais difícil achar bobagens de interesse financeiro em sua carreira.


por hoje é só, pessoal.
depois continuo a lista.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...